Funcionários da CET fazem protesto por reajuste salarial em São Paulo

Marronzinhos e funcionários do turno da madrugada montaram parcialmente a faixa reversível da Radial Leste nesta manhã; via chegou a registrar 12,7 km de lentidão

iG São Paulo | - Atualizada às

Em protesto por reajuste salarial, os funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montaram parcialmente a faixa reversível na Radial Leste na manhã desta sexta-feira, gerando transtornos para os motoristas na via. Às 8h, a via era a mais congestionada da cidade, com 12,7 km de lentidão, no sentido centro, entre a praça Divinolândia e a rua Wandenkolk.

Acompanhe o trânsito na cidade de São Paulo

Às 11h20, o trânsito da cidade ainda enfrentava reflexos com 92 km de congestionamento nas vias monitoradas pelo órgão - índice considerado acima da média para o horário. A região oeste é a considerada mais crítica com 31 km de morosidade. No momento, o  medidor do iG  registra mais de 400 km de lentidão na capital. 

LUIZ GUARNIERI/BRAZIL PHOTO PRESS/AE
Faixa reversível foi implantada com atraso na Radial Leste, em São Paulo; trânsito ficou complicado


O ato é coordenado pela Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação de Tráfego do Estado de São Paulo (Sindviários). A categoria pede aumento de 12% na capital paulista, mas a Prefeitura teria oferecido 4,14% na última negociação.

Além de alterar a circulação da Radial Leste, os manifestantes programaram para hoje uma doação de sangue em massa. Assim não receberia desconto pelo dia faltado. O encontro estava marcado para as 10h na Fundação Pró-Sangue, no Hospital das Clínicas. A ação, considerada solidária pela categoria, é chamada de "Ajudar está no Sangue".

Estranheza

O Sindviários espera uma adesão entre 70% e 80% dos agentes à paralisação. Dos quase 4,6 mil funcionários da CET, metade são de marronzinhos, de acordo com o sindicato. Além do ato desta sexta-feira, uma greve foi aprovada para ter início no dia 4 de setembro.

Greve no País: Governo consulta ministérios sobre quanto podem dar de aumento

O órgão de trânsito informou por meio de nota que montou "uma operação especial para garantir a normalidade do trânsito na cidade". De acordo com a nota, a ação "causa estranheza" por acontecer em meio a negociação de reajuste salarial que vem ocorrendo entre o sindicato e a empresa. 

*com AE

    Leia tudo sobre: cetreajuste salarialmarronzinhostrânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG