Mortes por atropelamento caem 10,7% em São Paulo após um ano de campanha

Estatísticas do 12 primeiros meses do Programa de Proteção ao Pedestre ainda indicam que as mortes caíram 40% no centro da cidade, onde a campanha foi mais intensa

iG São Paulo | - Atualizada às

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou nesta terça-feira que as mortes de pedestres no trânsito na capital paulista caíram 10,7% no último ano, de 637 a 569, quando foi iniciado o Programa de Proteção ao Pedestre , uma campanha educativa que contou com a intensificação da fiscalização dos motoristas que não respeitam os pedestres.

Leia também: 
CET começa a multar motorista que desrespeitar faixa de pedestre em São Paulo
Falha humana é principal causa em 90% dos atropelamentos em São Paulo
Para especialistas em trânsito, mudança não virá a curto prazo

Guilherme de Lara Campos/ FotoArena
Motorista para sobre a faixa após ser alertado sobre presença de pedestres

De acordo com a CET, os números revelam queda no número de morte de 40% na 1ª. Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP), na região central da São Paulo, entre 11 de maio de 2011 e 10 de maio de 2012 comparados com o mesmo período anterior. Foram 24 mortes de pedestres na área central ante 40 no período anterior.

A CET acredita que os resultados confirmam a tendência de diminuição na mortes desde o início da operação. O levantamento revela também uma redução de 34,3% no número de atropelamentos na ZMPP. Foram 424 atropelamentos registrados nessa região ante 645 no período anterior. Na cidade de São Paulo, a redução foi de 7%, com a queda de 7.132 para 6.632.

Em 11 meses de fiscalização intensiva , de 8 de agosto de 2011 até 31 de julho de 2012, já foram contabilizadas 263.196 autuações relativas a infrações de desrespeito à preferência do pedestre no trânsito.

Campanha

A CET também anunciou uma nova fase do projeto Marronzinho na Escola. Iniciada em fevereiro, a iniciativa percorreu oito escolas públicas ensinando noções básicas de trânsito seguro. Com início do segundo semestre, mais agentes percorrerão escolas para ensinar as diretrizes do Programa de Proteção ao Pedestre junto ao público infanto-juvenil. Ao todo, 241 agentes de trânsito se inscreveram voluntariamente e deverão passar por seleção e preparação nos próximos dias para poder atuar com os jovens estudantes.

    Leia tudo sobre: pedestreatropelamentocet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG