Lentidão em São Paulo tem recorde histórico na manhã desta quarta

Congestionamento foi de 249 km, batendo recorde anterior de 191 km em 2004; motorista deve evitar marginais Tietê e Pinheiros

iG São Paulo |

A lentidão do tráfego em São Paulo na manhã desta quarta-feira bateu recorde histórico, segundo informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A principal razão para os congestionamentos é a greve iniciada hoje pelos funcionários do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) .

Tempo real: Acompanhe o trânsito em São Paulo e em mais 16 cidades

Greve no metrô e na CPTM prejudica passageiros e trânsito em SP

AE
Tráfego na Radial Leste, em São Paulo, é complicado na manhã desta quarta-feira

Greve em São Paulo: "Espero não ser prejudicada", diz usuária de metrô

De acordo com informações da CET, a lentidão em São Paulo chegou a 249 km por volta das 10h15 desta quarta-feira. O recorde anterior, de 191 km, foi registrado às 9h30 do dia 4 de novembro de 2004. Às 14 horas, o trânsito diminuiu e o índice era de 39 km. Segundo ferramenta do iG , o congestionamento somou no mesmo horário 241 km.

Os funcionários do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entraram em greve nesta quarta-feira, prejudicando 4 milhões de usuários na cidade de São Paulo. Grande parte das linhas estão paralisadas, incluindo 11-Coral e 12-Safira da CPTM. A linha 4-Amarela funciona normalmente, sem restrições.

Veja imagens da greve do metrô e da CPTM

Confira a situação das linhas do metrô e da CPTM:

Linha 1-Azul

Os trens funcionam parcialmente e com velocidade reduzida entre as estações Ana Rosa e Luz.

Linha 2-Verde

Os trens funcionam parcialmente e com velocidade reduzida entre as estações Ana Rosa e Clínicas.

Linha 3-Vermelha

Os trens operam parcialmente e com velocidade reduzida entre as estações Bresser e Santa Cecília.

Linha 4-Amarela

A linha 4-Amarela, que funciona pela iniciativa privada, funciona normalmente.

Linha 5-Lilás

A linha, que vai de Santo Amaro a Capão Redondo, funciona normalmente.

Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM

As duas linhas da CPTM estão totalmente fechadas. Em comunicado, a SPTrans informa que acionou o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte Frente a Situações de Emergência) para essas duas linhas desde às 4h da madrugada. Cada estação foi reforçada com fota de 30 ônibus com destino ao Brás.

A estimativa é de que cerca de 850 mil pessoas sejam prejudicadas com as duas linhas paralisadas. É importante lembrar que as conexões destas linhas com as estações das linhas do Metrô que estarão paralisadas não irão funcionar, casos das estações Barra Funda e Luz, na linha 7(Rubi); Brás e Tamanduateí, na Linha 10 (Turquesa), e Santo Amaro, na Linha 9 (Esmeralda). Exceção fica por conta da Estação Luz da Linha 7(Rubi), que faz conexão com a Linha 4 Amarela, do Metrô, que estará operando normalmente.

Demais linhas da CPTM

As demais linhas da CPTM operam normalmente.

    Leia tudo sobre: greve no metrôcptmcongestionamentotrânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG