Após colisão de trens no Metrô, 103 pessoas foram atendidas em hospitais

Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, as 103 passaram por atendimento, mas como nenhum caso era grave, todas foram liberadas

iG São Paulo |

AE
Vítima é socorrida por bombeiros após acidente
A Secretaria da Saúde do município de São Paulo informou que 103 pessoas foram atendidas após o acidente na Linha Vermelha do Metrô .

Segundo a nota, as 103 passaram por atendimento em hospitais municipais, mas como nenhum caso era grave, todas tiveram alta.

Uma colisão entre dois trens interrompeu parcialmente o funcionamento da Linha 3-Vermelha do Metrô, na zona leste de São Paulo, por quase 5 horas. O acidente ocorreu na região da estação Carrão por volta das 9h50 desta quarta-feira.

Saiba mais: Trens batem e deixam feridos na Linha Vermelha do Metrô em SP

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, descarta problema nos freios. "Se houvesse problema no freio, parava tudo. A velocidade das composições, no momento da colisão, era de 10 a 12 km/h. A colisão não danificou a estrutura dos trens, mas foi forte para os passageiros", explica.

Segundo o secretário, a falha deve ter atingido o sistema que identifica automaticamente os vagões à frente e evita colisões, parando a composição. Para Fernandes, ainda não é possível dizer quais as causas do acidente. "Os vagões possuem uma 'caixa preta' que guarda informações da operação. Esses dados serão analisados para indicar a causa do acidente."
Fernandes disse ainda que falha humana é improvável. Segundo ele o operador era experiente. “Ele está no serviço desde 2008, tem treinamento.”

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Jr., houve uma oscilação do sistema responsável por evitar colisões. “Conversei com o operador e ele disse que o trem estava reduzindo a velocidade. Ele achou que ia parar, mas não parou, então ele acionou a emergência”. Para Melo Jr. “as questões de segurança estão sendo, aos poucos, relaxadas”.


    Leia tudo sobre: acidente metrôferidos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG