Duas casas atingidas por vendaval em São Sebastião serão demolidas

Duas pessoas ficaram levemente feridas. Uma delas foi jogada a 15 metros de distância na praia do litoral paulista

iG São Paulo |

As duas casas na praia de Juquehy, na costa sul de São Sebastião, no litoral paulista, que foram as mais atingidas pelos ventos de um fenômeno natural semelhante a uma tromba d'água, no último domingo, terão que ser demolidas, informou a Defesa Civil do município. Duas pessoas tiveram ferimentos leves, uma delas após ser jogada a 15 metros de distância na praia.

Ventos em janeiro: Chuva e vento deixam litoral de São Paulo em estado de alerta

AE
Pousada que teve o teto levado e as paredes do segundo andar deslocadas pela força do vento
Segundo Carlos Eduardo dos Santos, chefe da Defesa Civil no município, a região atingida abrange uma faixa de cerca 800 metros. Quatorze casas foram danificadas.

“O perímetro por onde ele passou está destruído. Não houve vítimas com ferimentos graves, no entanto, uma delas estava na faixa de areia e ao deitar-se para se proteger foi lançada pelo vento a uma distância aproximada de 15 metros”, disse. “O rapaz teve apenas escoriações, nada muito grave”, acrescentou. “Ao todo foram retiradas 37 árvores de sobre as residências e fiação, além disso, um poste também caiu e será removido pela empresa de energia em breve”, afirmou.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), os estragos foram causados por um fenômeno natural formado nas proximidades da ilha Montão de Trigo. Estima-se que o vento tenha atingido até 120 km/h.

Para Gustavo Escobar, coordenador do grupo, o fenômeno não pode ser definido cientificamente (ciclone, tornado ou tromba d’água), por não haver estação meteorológica na região. “Não é possível definir o que ocorreu, se foi um tornado ou uma tromba d’água; para definir é necessário uma equipe para avaliar os estragos e colher informações com moradores do local”.

    Leia tudo sobre: Juquehysão sebastiãovendaval

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG