Motoristas querem que pedestres acenem para atravessar a rua, diz pesquisa

Pesquisa da CET revela o 'pedestre distraído, que fica olhando para os lados' é o que mais confunde os motoristas nos cruzamentos

iG São Paulo |

Um estudo realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na cidade de São Paulo mostra que a maioria dos motoristas deseja que os pedestres manifestem de forma clara a intenção de travessar a rua pela faixa de pedestres. De acordo com a pesquisa, 51% dos motoristas consideram aconselhável que quem deseja atravessar a rua faça mais o gesto do pedestre, estendendo o braço e reforçando, assim, sua vontade em cruzar a via.

Leia também:
CET começa a multar motorista que desrespeitar faixa de pedestre
Em São Paulo, 19 pessoas são atropeladas por dia
Falha humana é principal causa em 90% dos atropelamentos em São Paulo

Feita entre os dias 30 de março e 03 de abril, com 432 pedestres e 404 motoristas ouvidos na região central da capital paulista, a pesquisa indica que a atitude dispersa do pedestre durante a travessia acaba gerando dúvidas no condutor do veículo. Apesar de afirmar ter a intenção de dar preferência ao pedestre, os motoristas dizem que, em certas vezes, não fazem porque não consegue constatar no pedestre seu real desejo em atravessar.

Para 53,2% (206) dos motoristas, essa dificuldade aparece com o “o pedestre distraído, que fica olhando para os lados”. Já 46,3% (179) disse que o que mais atrapalha é o "o pedestre na calçada falando ao celular”. Para 29,2% dos motoristas entrevistados, a atitude desestimulante é “o pedestre na calçada, mas conversando com outras pessoas” e 18,3% afirmaram ser “o pedestre fumando e não observando a movimentação dos veículos”.

A pesquisa também quis saber sobre a percepção dos pedestres: 59,3% (252 pessoas) deles estão se sentindo mais respeitados na faixa. A pesquisa de comportamento realizada pela CET constatou que a maioria dos pedestres ainda reluta em fazer o gesto do pedestre. Quando perguntados sobre qual atitude tomam para que o condutor perceba seu desejo de fazer a travessia, 55,6% (224 pessoas) responderam que “Não faz nada, aguarda uma brecha para atravessar”. Cem entrevistados (24,8%) afirmam fazer o gesto do pedestre, enquanto 53 (13,2%) respondem tentar fazer contato visual com o motorista. Já 8,9% disseram que “coloca o pé ou se posiciona na faixa de pedestres”.

Veja abaixo as multas para quem desrespeita os pedestres:

    Leia tudo sobre: atropelamentopedestrecet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG