SP terá vacina contra raiva gratuita até dia 29

Cães e gatos da cidade de São Paulo poderão ser vacinados contra raiva gratuitamente a partir da segunda-feira

AE |

selo

Cães e gatos da cidade de São Paulo poderão ser vacinados contra raiva gratuitamente a partir da segunda-feira. A Campanha de Vacinação contra a Raiva da Secretaria Municipal da Saúde vai até o dia 29 de agosto. A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, inclusive nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades, não devem ser imunizados.

A relação dos postos, com locais e datas por região, pode ser obtida pela Central de Informações da Prefeitura, o 156, ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa. Aqueles que foram vacinados pela primeira vez devem ser imunizados novamente após 30 dias. O proprietário deve solicitar informações sobre o local da imunização nos postos volantes de vacinação.

A secretaria recomenda que cães dóceis devem estar com coleira e guia, ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora da vacina - crianças não podem levar os animais para vacinar. Os cachorros bravos devem estar com focinheiras. Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas ou acidentes.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos e morcegos infectados. A raiva está controlada no município de São Paulo desde 1983.

    Leia tudo sobre: NACIONAL-GERAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG