SP terá curso de pós em genômica e imunologia

Cem alunos do Brasil e do exterior serão selecionados nos próximos meses para um curso de pós-graduação que trará a São Paulo cientistas de renome nas áreas de genômica, imunologia, neurociências e câncer. Organizado pelo Hospital A.

Agência Estado |

C. Camargo, referência em oncologia no País, o curso é parte de uma estratégia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para “internacionalizar” a ciência paulista.

“Um dos grandes problemas da ciência no Brasil é a baixa internacionalização”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo o médico Ricardo Brentani, que acumula os cargos de presidente da Fapesp e do hospital. “Temos gente muito boa aqui, com condições de competir ou colaborar internacionalmente em várias áreas, mas muita coisa não acontece porque não somos suficientemente conhecidos nem respeitados lá fora”, afirmou.

Metade dos alunos selecionados será do Brasil e metade, do exterior. Todos receberão bolsa integral. O curso será realizado de 19 a 30 de abril, com 96 horas-aula, que valerão créditos para pós-graduação no Brasil e no exterior.

O foco serão estudantes de doutorado e pós-doutorado - que poderão, eventualmente, fixar-se em alguma instituição paulista. “O objetivo final é trazer cérebros para São Paulo”, diz o diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz. “Queremos atrair as melhores cabeças para trabalhar aqui, e a melhor hora para fazer isso é quando elas são estudantes.”

A lista de professores inclui 40 cientistas de importantes instituições do Brasil e do exterior, como Harvard, Princeton e o MD Anderson Cancer Center. “Nunca houve algo com essa dimensão no Brasil”, diz o biólogo Emmanuel Dias Neto, do Hospital A.C. Camargo, responsável pelo curso.

O curso será o primeiro de seis projetos aprovados em janeiro pelo programa Escola São Paulo de Ciência Avançada, da Fapesp, que funcionarão no mesmo formato. Os outros abordarão temas como computação quântica, processamento de imagens, teoria dos jogos, linguagem e radiação síncrotron. Mais informações no site www.schoolscienceaccamargo.org.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG