SP terá campanha de prevenção de câncer de boca em idosos

A Secretaria Estadual da Saúde fechou parceria com 459 cidades paulistas, incluindo a capital, para realizar uma campanha de prevenção contra o câncer de boca em idosos. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que começará no próximo dia 26, para prevenir a doença em pessoas com 60 anos ou mais.

Agência Estado |

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), a secretaria convidou todos os municípios do Estado para participar da ação.

Até o próximo dia 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais pré definidos pelas prefeituras. Além do atendimento médico, a população terá à disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes.

À Fundação Oncocentro ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, pois, se houver a detecção de câncer, a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos, a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biópsias, que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 deles.

A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados tecidos moles. É importante ressaltar que o idoso poderá passar pelo profissional de saúde bucal sem obrigação alguma. Ele primeiro tomará a vacina e depois receberá esclarecimento sobre a campanha de prevenção.

Paulo R. Zulino

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG