SP tem madrugada mais fria em quase dois meses

A madrugada de hoje na capital paulista foi a mais fria em quase dois meses, segundo informações da Climatempo. Às vésperas do verão, a temperatura ao amanhecer desta segunda-feira variava entre os 15ºC e 17ºC.

Agência Estado |

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima chegou aos 15,7ºC no Mirante de Santana, na zona norte. De acordo com dados da Climatempo, frio semelhante ocorreu no dia 5, quando a mínima foi de 16ºC. Antes disso, só dia 18 de outubro, quando o termômetro baixou para 15,3ºC no mesmo local.

O frio fora de época foi causado, segundo a Climatempo, pelo vento polar que entrou na cidade no sábado. Tecnicamente, a queda acentuada da temperatura foi provocada por uma massa polar moderada que alcançou o centro-sul do Brasil. Foi o segundo sistema com esta intensidade que chegou ao País. Embora com moderada intensidade, o ar polar já está indo embora.

A passagem de duas massas polares já está fazendo diferença na temperatura de dezembro em São Paulo, depois do novembro mais quente desde 1943. No Mirante de Santana, a média das temperaturas mínimas registradas este mês ainda está quase 1 grau e meio acima do normal.

A primeira quinzena de novembro fechou com quase quatro graus acima do padrão, tendência que se manteve até o fim do mês. As tardes de dezembro dos paulistanos não estão sendo tão abafadas e quentes como aconteceu em novembro.

Nos primeiros 13 dias deste mês, a média das temperaturas máximas no Mirante de Santana ficou em torno de 26,1ºC, meio grau abaixo do normal. Em novembro, o calor sentido pelos paulistanos foi 4ºC acima do normal.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG