SP sedia 3ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

É programação para ser celebrada pelos amantes de teatro. A atriz portuguesa Maria do Céu Guerra, do grupo A Barraca, de Portugal; Santiago García, do Teatro La Candelaria, da Colômbia, e Aristides Vargas, do equatoriano Malayerba, vão estar na cidade de São Paulo na mesma semana.

Agência Estado |

Todos trazem espetáculos para a 3ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo que começa hoje, com a peça colombiana "El Paso", no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e termina no domingo. Ao todo, serão 11 companhias teatrais de sete países, incluindo o Brasil, que igualmente conta com nomes de importância histórica como o diretor e dramaturgo João das Neves.

A programação mescla grupos de longa tradição, como é o caso dos três já citados, com outros menos conhecidos, mas cujas criações chamaram atenção pela qualidade. É o caso do Teatro en el Blanco, fundado em 2004, no Chile, cujo espetáculo Neva , ousada criação ambientada na Rússia de 1905, que tem entre seus personagens a viúva de Chekhov, Olga Kniper, chamou atenção de seus pares. Esse equilíbrio entre grupos sedimentados e emergentes se repete também entre os brasileiros.

Atores de Laura , por exemplo, está entre as companhias já reconhecidas por trabalhos como o premiado Decote e traz à mostra sua mais recente criação, Ensaios de Mulheres . Por outro lado, ainda não alcançou reconhecimento nacional o cearense A Bagaceira , que apresentou Lesados no festival de São José do Rio Preto (São Paulo) e escolheu para a mostra O Realejo , uma história de amor cuja dramaturgia valoriza a rima e põe em cena uma figura quase fabular: o homem do realejo. Também pouco conhecido é o grupo gaúcho Oigalê, cujo espetáculo Miséria, Servidor de Dois Estancieiros é adaptação da clássica comédia de Goldoni, Arlequim, Servidor de Dois Amos .

Em plena mobilização por leis para o teatro, gestores de diferentes países, entre eles Raul Branbilla, presidente do Instituto Nacional de Teatro da Argentina, Gilsela Cerdeira, vice-presidente do Conselho de Artes Cênicas de Cuba, e Celso Frateschi, presidente da Funarte, encontrarem-se hoje, às 17 horas, no CCSP para uma conversa, aberta ao público, sobre 'Políticas Públicas para o Teatro em Países Latino-Americanos'. Confira a programação completa e saiba mais sobre o história de cada um dos grupos e também sobre o espetáculo que apresentam na mostra pelo site www.cooperativadeteatro.com.br.

3ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo . Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000. Tel. (011) 3383-3402. Toda a programação é grátis. Retirar senha com 1 hora de antecedência no CCSP. Só o espetáculo 'Maria Lira' será apresentada no Pátio do Colégio

Leia mais sobre: Teatro

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG