SP medirá dependência de drogas entre paulistanos

Profissionais do Centro Estadual de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) da Secretaria da Saúde irão às ruas a partir de segunda-feira para medir a dependência dos paulistanos em relação a substâncias psicoativas. O objetivo é orientar a população sobre os perigos do álcool, cigarro e outras drogas e encaminhá-los para tratamento especializado, se necessário.

Agência Estado |

A ação acontece no primeiro dia no Pátio do Colégio, região central da cidade, das 9 horas às 15 horas. Na quinta, será a vez da Estação Barra Funda da CPTM, na zona oeste; na sexta, em frente à Faculdade de Tecnologia (Fatec), Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro, área central paulistana.

Além de receber panfletos informativos, a população poderá realizar o teste do bafômetro, que mede a quantidade de álcool no sangue, e também responder a um questionário que irá avaliar o grau de dependência em relação a essas substâncias.
O teste verifica, por exemplo, quantas vezes o usuário sentiu desejo ou urgência de consumir bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas, ou se o consumo já resultou em algum problema social, de saúde ou financeiro.

Dependendo da pontuação do teste, a pessoa terá orientação sobre os riscos dessas substâncias ou poderá ser encaminhada para tratamento no próprio Cratod ou nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), especializados em álcool e drogas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG