SP ganha 1ª ciclofaixa e uma trilha no Parque do Piqueri

O lazer gratuito, com atividades ligadas ao meio ambiente, começa a ter mais opções em São Paulo. O Programa Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Florestal, lançado para incentivar o turismo ecológico e aproximar a população da natureza, ganhou ontem o quinto roteiro urbano, a trilha do Piqueri, na zona leste.

Agência Estado |

Para reforçar o leque de atividades, depois de amanhã será aberta a primeira ciclofaixa da cidade, que interliga três parques da zona sul, o das Bicicletas, do Ibirapuera e do Povo.

Com 5 quilômetros, a faixa exclusiva para bicicletas funcionará só aos domingos, das 7 horas às 12 horas. São Paulo tem 9 quilômetros de ciclovia em avenidas, divididos entre Brigadeiro Faria Lima (1 quilômetro), Sumaré (2 quilômetros) e Radial Leste (6 quilômetros). A Secretaria Municipal de Esportes contabiliza 4 milhões de bicicletas na cidade e 700 mil ciclistas de fim de semana. "A ideia é ampliar a ciclofaixa para 22 quilômetros e interligar nove parques", diz o secretário de Esportes, Walter Feldman.

Para quem gosta de caminhar, a dica é mandar e-mail para equipetrilhasurbanas@gmail.com para agendar um passeio monitorado por um dos roteiros oferecidos. "Organizamos passeios por faixa etária", diz Virginia Talaveira Tristão, coordenadora do Programa Trilhas Urbanas. Os Parques do Ipiranga, da Guarapiranga, do Jaraguá, da Cantareira e, agora, do Piqueri, onde o foco é o Rio Tietê, são as opções. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG