SP e mais três Estados podem ter temporais nesta quarta-feira

SÃO PAULO - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as Defesas Civis de quatro Estados para a possível ocorrência de chuvas fortes. De acordo com a Sedec hoje os temporais devem atingir os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Redação com Agência Estado |

    Acordo Ortográfico

    De acordo com os meteorologistas, o deslocamento de uma frente fria pelo Sul provoca a instabilidade nos Estados, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuvas. 

    A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, já teve fortes chuvas nesta terça-feira. Ventos fortes causaram estragos como quedas de árvores, placas de sinalização e semáforos.

    AE
    AE
    Árvore derrubada pela força dos ventos atinge carro em Foz do Iguaçu


    Os Estados mais atingidos pelas chuvas no último mês - Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo - não são citados no alerta da Sedec. Em alguns momentos a chuva poderá ser acompanhada por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. A possibilidade de queda de granizo não está descartada em áreas isoladas no Estado do Paraná.

    Em Santa Catarina, Estado onde morreram 123 pessoas nos últimos dias, em decorrência das chuvas, a Defesa Civil continua trabalhando com seu plantão de 24 horas e com toda a sua equipe em expediente reforçado. Além dos funcionários do departamento, membros do Grupo de Ação Coordenada do governo do Estado auxiliam nas ações do departamento.

    A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às frequentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos.

    Além disso, a população deve evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Leia mais sobre: chuvas

      Leia tudo sobre: chuvas

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG