O governo do Estado de São Paulo vai oferecer aos funcionários com nível superior que atuam em Santas Casas e hospitais estaduais filantrópicos um curso de pós-graduação gratuito. O Curso de Especialização em Administração Hospitalar, com 18 meses de duração, irá beneficiar 167 profissionais de nível superior.

As primeiras começam amanhã em São Paulo e Ribeirão Preto. Nos dias 22 e 23 de agosto serão iniciadas as turmas dos outros dois municípios que abrigarão a especialização, Campinas e Marília. O curso é resultado de uma parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia.

A especialização vai treinar profissionais dos hospitais filantrópicos no gerenciamento de serviços de saúde, marketing, informação, recursos humanos, serviços operacionais e de apoio, atendimento direto ao paciente, suprimentos, custos, legislação, além de gestão financeira e orçamentária. Serão 15 módulos focados em gestão hospitalar, além de metodologia científica, seminários e orientação para monografia.

Além dos custos curso, a Secretaria de Estado da Saúde irá supervisionar o conteúdo programático e o cumprimento da carga horária de 360 horas pelos alunos. O investimento, de R$ 1 milhão, também inclui a transmissão de aulas por videoconferência para médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e funcionários administrativos em nove hospitais beneficentes do Estado e na própria Fehosp.

Solange Spigliatti

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.