SP abre hoje campanha de vacinação contra poliomielite

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo realiza hoje a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Cerca de 2,9 milhões de crianças com menos de cinco anos deverão ser imunizadas no Estado, o que representa 95% dos 3,06 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Agência Estado |

Segundo a secretaria, nesta primeira fase serão mobilizados 16.499 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar das 8h às 17h. A campanha envolve ainda 53,2 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos. A segunda etapa acontece em 22 de agosto.

Na capital, a abertura da campanha contra a Pólio acontece no Parque do Ibirapuera, onde foi montado o circo do Zé Gotinha. Das 9h às 14h, as crianças poderão participar de atividades como pintura facial, escultura de bexigas além de brincadeiras com cães adestrados, palhaços e malabaristas. Segundo a secretaria, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem e é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. O órgão ressalta que a vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão receber as doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG