Sou judeu num campo de concentração, diz sargento gay

BRASÍLIA - Ao ser levado algemado após sua primeira audiência na Justiça Militar, o sargento Laci Araújo, que assumiu publicamente no mês passado relacionamento amoroso com o então sargento Fernando Alcântara, reagiu às negativas de liberdade que recebeu. ¿Eu sou um judeu em um campo de concentração¿, disse. De acordo com a juíza da Justiça Militar, Zilah Calado, a Constituição não prevê liberdade provisória para o crime de deserção, assim como não prevê prisão domiciliar.

Caroll Andrade e Sarah Barros- Santafé Idéias |


AE
O companheiro e a mãe de Laci, que acompanhavam o depoimento, temem que a reação prejudique o militar.

Araújo está preso desde o último dia 4 de junho pelo crime de deserção. Porém, o casal acredita que se trata de perseguição pelo fato de terem assumido o relacionamento.

Na audiência desta sexta, a defesa do militar pediu a liberdade provisória de Laci, que foi negada pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.

Além disso, Zilah Calado ponderou que a pena para este crime não é grave, prevendo prisão de, no mínimo, seis meses e, no máximo, de dois anos. E não se trata de uma prisão comum. É uma prisão militar. Para mim, prisão comum, sim, é um inferno, disse. Para a defesa, a prisão em uma cela pode agravar o quadro clínico do sargento que faz tratamento psicológico.

Outra alternativa usada pela defesa foi o pedido do benefício da menagem, que permite o cumprimento da detenção em alojamento do quartel. Mas, para a juíza, o sargento deverá ser submetido a uma perícia psiquiátrica e psicológica antes de julgar o recurso. Enquanto isso, o sargento continuará na carceragem da Polícia do Exército.

Ele precisa antes saber o que exatamente tem para depois re-avaliarmos o pedido da menagem, justificou a juíza. A avaliação pericial de médicos civis está prevista para a próxima terça-feira.

Leia ainda:


Leia mais sobre: Exército - Homossexualismo

    Leia tudo sobre: exercito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG