Sol antes e depois da depilação pode manchar pele, alerta especialista

Fazer uma esfoliação na pele antes da depilação ou evitar desodorantes e bronzeadores após a utilização de ceras quentes são cuidados que as mulheres já conhecem. No entanto, a chegada do verão também exige uma atenção a mais para quem enfrenta as sessões mensais para retirada dos indesejáveis pêlos.

Agência Estado |

Evitar a exposição ao sol 24 horas antes e depois da depilação. Então, programe-se e não esqueça do filtro solar.

A esteticista Regina Jordão, proprietária da rede Pello Menos, explica que a cera agride a pele que tomou sol recentemente. "Pode causar manchas e até queimaduras. Tomar sol menos de 24 horas após ter feito depilação também causa manchas. A recomendação é passar protetor solar logo após a sessão, mesmo em dias de chuva." Segundo Regina, bronzeadores estão liberados 48 horas após o uso da cera quente. "Não tem problema, desde que a pessoa já o tenha testado anteriormente e não tenha apresentado nenhum sintoma alérgico ao produto."

Para quem pegou uma cor antes, a depilação vai acelerar a descamação da pele, causando uma diferença de tonalidade, diz Regina. A cera também vai retirar a coloração dos bronzeadores artificiais. Da mesma forma, não é recomendável fazer depilação em partes do corpo onde os pêlos foram descoloridos. "Ao retirar a cera, os pêlos podem quebrar e os resultados não serão satisfatórios".

Tratamentos feitos à base de ácidos devem ser suspensos pelo menos sete dias antes da depilação. O uso de cera também é desaconselhável para quem estiver tomando algum remédio para descamação da pele. Caso faça uso de algum medicamento, o melhor é consultar um dermatologista para saber se há restrições ou qual a melhor forma de conciliar os dois.

Sauna

A sauna também pode ser usada como aliada no combate aos pêlos encravados na fase em que eles começam a crescer, cerca de dez dias após a depilação. "A sauna ajuda porque dilata os poros. Se a cliente fizer uma leve esfoliação quando estiver na sauna, com certeza irá liberar alguns pelinhos que estejam encravados", diz Regina. No entanto, logo após a depilação, altas temperaturas e vapor devem ser evitados para não manchar a pele. "Tanto a sauna seca como a sauna úmida são proibidas, assim como limpezas de pele que utilizam o vapor para abrir os poros."

Liliam Rana

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG