Os sobreviventes de acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez um pouso em meio à Floresta Amazônica na última quinta-feira, contaram que tiveram cerca de cinco minutos para deixar a aeronave antes que ela afundasse no Rio Ituí.

AE
Sobreviventes do acidente com avião da FAB

Sobreviventes do acidente com avião da FAB

De acordo com relato do filho de um dos sobreviventes, Marineu Cardoso, que passou a noite com a mãe no hospital de Cruzeiro do Sul, os passageiros do Cessna C-98 Caravan conseguiram deixar rapidamente o avião. Em aproximadamente cinco minutos, o avião começou a afundar. Alguns entraram em pânico, descreveu Marineu, acrescentando que sua mãe contou que o piloto teve muita habilidade para pousar a aeronave.

"Muita aflição"

Segundo ele, que só não embarcou no avião da FAB porque o orçamento da Operação Gota havia acabado, sua mãe contou que eles conseguiram sobreviver alimentando-se com suprimentos do próprio avião.

Eles passaram por muita aflição, mas o piloto ajudou muito na preparação dos passageiros. Ele informava todo o tempo que a aeronave estava com problemas e iria fazer um pouso forçado. Eles ficaram na margem do rio e pegaram mantimentos da aeronave que boiavam pelo rio. Eles se ajudaram e conseguiram sobreviver, acrescentou.

Índia foi essencial

Cardoso disse ainda que uma índia que estava caçando próximo ao local do acidente viu o avião voando baixo e, em seguida, não ouviu mais o barulho do aparelho. Com isso, voltou para a aldeia e avisou a Funai. Isso ajudou muito. Foi uma das peças-chave para localizar a aeronave.

O agente de saúde afirmou que, junto com um parente de uma das vítimas, chegou a organizar a logística para entrar na mata e ajudar na busca por sobreviventes. No entanto, desistiu do plano quando foi anunciado o resgate.

Ele disse que viveu momentos de angústia. No início, chorei bastante. Mas depois tentei me manter forte. Chegamos a preparar a logística para ajudar nas buscas, mas, felizmente, eles foram encontrados.

Leia também:

Leia mais sobre C98-Caravan

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.