Sobreviventes tiveram cinco minutos para sair de avião da FAB na Amazônia

Os sobreviventes de acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez um pouso em meio à Floresta Amazônica na última quinta-feira, contaram que tiveram cerca de cinco minutos para deixar a aeronave antes que ela afundasse no Rio Ituí.

Agência Brasil |

AE
Sobreviventes do acidente com avião da FAB

Sobreviventes do acidente com avião da FAB

De acordo com relato do filho de um dos sobreviventes, Marineu Cardoso, que passou a noite com a mãe no hospital de Cruzeiro do Sul, os passageiros do Cessna C-98 Caravan conseguiram deixar rapidamente o avião. Em aproximadamente cinco minutos, o avião começou a afundar. Alguns entraram em pânico, descreveu Marineu, acrescentando que sua mãe contou que o piloto teve muita habilidade para pousar a aeronave.

"Muita aflição"

Segundo ele, que só não embarcou no avião da FAB porque o orçamento da Operação Gota havia acabado, sua mãe contou que eles conseguiram sobreviver alimentando-se com suprimentos do próprio avião.

Eles passaram por muita aflição, mas o piloto ajudou muito na preparação dos passageiros. Ele informava todo o tempo que a aeronave estava com problemas e iria fazer um pouso forçado. Eles ficaram na margem do rio e pegaram mantimentos da aeronave que boiavam pelo rio. Eles se ajudaram e conseguiram sobreviver, acrescentou.

Índia foi essencial

Cardoso disse ainda que uma índia que estava caçando próximo ao local do acidente viu o avião voando baixo e, em seguida, não ouviu mais o barulho do aparelho. Com isso, voltou para a aldeia e avisou a Funai. Isso ajudou muito. Foi uma das peças-chave para localizar a aeronave.

O agente de saúde afirmou que, junto com um parente de uma das vítimas, chegou a organizar a logística para entrar na mata e ajudar na busca por sobreviventes. No entanto, desistiu do plano quando foi anunciado o resgate.

Ele disse que viveu momentos de angústia. No início, chorei bastante. Mas depois tentei me manter forte. Chegamos a preparar a logística para ajudar nas buscas, mas, felizmente, eles foram encontrados.

Leia também:

Leia mais sobre C98-Caravan

    Leia tudo sobre: fabqueda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG