Sobreviventes do acidente com avião da FAB são atendidos em hospital no Acre

Os sobreviventes do acidente com a aeronave C-98 da Força Aérea Brasileira (FAB), que desembarcaram na tarde desta sexta-feira no aeroporto de Cruzeiro do Sul, no Acre, foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá. De acordo com a assessoria do aeroporto, cinco mulheres e dois homens estão bem e saíram andando dos helicópteros.

Redação |

A aeronave C-98 da FAB estava desaparecida desde a manhã de quinta-feira, mas foi localizada por volta das 9h40 desta sexta-feira. O Comando da Aeronáutica informou que o avião C-98 Caravan realizou um pouso forçado na manhã da quinta-feira no Igarapé Jacurapá, na margem direita do Rio Ituí, afluente do Rio Javari, estado do Amazonas.

Segundo informações da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e da FAB, das onze pessoas que estavam a bordo do avião, nove sobreviveram.

O Major-Brigadeiro, Jorge Cruz de Souza e Mello, comandante do 7º Comando Aéreo da Amazônia informou que a aeronave encontra-se submersa no Igarapé Jacurapá, na margem direita do Rio Ituí, no estado do Amazonas.

Agência Estado
Os sobreviventes do acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao serem encaminhados para o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre, na tarde de hoje, para receberem atendimento médico
Sobreviventes em ambulância do Samu ao serem encaminhados para o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre, na tarde desta sexta-feira, para receberem atendimento médico.

Elas foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul, para avaliação médica. De acordo com a FAB, os militares e civis passam bem e podem, ainda nesta sexta-feira, seguir em voo da corporação para Tabatinga e Manaus.

O Comando da Aeronáutica informou que o técnico da Funasa João de Abreu Filho e o suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico do C-98 Caravan, ainda estão desaparecidos.

Os três tripulantes sobreviventes que estavam na aeronave são o primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira, e o primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. As outras seis pessoas que passam bem são os funcionários da Funasa Diana Rodrigues Soares, Josiléia Vanessa de Almeida, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima.

Ainda segundo informações da Aeronáutica, a aeronave C-98 encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Marubo), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari. As informações teriam sido passadas à Funai por integrantes da tribo Matis.

A FAB informou que um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro está se deslocando para o local do acidente para continuar as buscas pelos desaparecidos. Uma equipe de buscas com equipamentos de mergulho será reforçada por barcos e contará com a colaboração de índios da região.

Comunicação Social da Aeronáutica/Divulgação
asdfafd
Imagem de satélite da região onde o avião foi encontrado

Desaparecimento

O avião desapareceu, na manhã de quinta-feira, quando seguia para o município amazonense de Tabatinga em apoio a uma missão de vacinação do Ministério da Saúde.

A confirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando da Aeronáutica. O Comando da Aeronáutica informou ainda que as condições meteorológicas eram boas no horário do desaparecimento do avião.

De acordo com o órgão, as buscas prosseguiram durante toda a madrugada com a ajuda de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército e uma aeronave R-99 da FAB equipados com sensor para varredura térmica. Nesta manhã, sete aeronaves realizaram as buscas ao avião.

Modelo C-98 Caravan

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Divulgação
Imagem de arquivo da FAB da aeronave C-98 Caravan
Imagem de arquivo da FAB de uma aeronave C-98 Caravan

Leia também:

Leia mais sobre C98-Caravan


    Leia tudo sobre: acidenteacidente aéreoaeronáuticaaeroportofabfunasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG