em casa de enforcado não se fala em corda - Brasil - iG" /

Sobre crise no Senado, FHC diz que em casa de enforcado não se fala em corda

BRASÍLIA - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso evitou a todo custo comentar a crise política do Senado, ao chegar nesta terça-feira ao Congresso, onde participa de sessão em homenagem aos 15 anos do Plano Real. ¿Em casa de enforcado não se fala em corda¿ afirmou ao ser perguntado sobre o assunto.

Severino Motta, repórter em Brasília |

Fernando Henrique disse, no entanto, que como todo brasileiro está um tanto perplexo. Ele ressaltou que sua presença no Senado é para comemorar os 15 anos do Plano Real. Eu prefiro, realmente, em homenagem ao Senado que vai falar sobre o Real, não falar sobre essas coisas porque é muito desagradável, acrescentou.

Agência Senado

Fernando Henrique Cardoso encontra-se com José Sarney no Congresso

A respeito do aniversário de 15 anos do Plano Real, o ex-presidente da República alertou que o aumento de gastos promovidos pelo governo pode colocar em risco a política monetária implementada, caso não se preste atenção no equilíbrio fiscal.

Há alguns sinais, neste ano, inquietadores como a aceleração de gastos no momento em que a arrecadação diminui. Sempre há a desculpa e às vezes não é desculpa mas é necessário, de que como temos a crise é preciso manter a perda de vitalidade [da economia], afirmou. Entretanto, o ex-presidente enfatizou a necessidade de se medir os gastos públicos feitos.

Ele acrescentou a necessidade de o governo administrar, no dia a dia, os efeitos da crise mundial no Brasil. Política econômica é navegação, tem que ir navegando. Tem um obstáculo desvia, se não desviar bate mal e, em 2011, pode ter problemas e se o governo desviar passa [por eles].

(*Com informações da Agência Brasil)

Veja também:

Leia mais sobre: Senado

    Leia tudo sobre: fhcplano realsenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG