Sobrancelha deve estar em harmonia com o rosto

Sobrancelha deve estar em harmonia com o rosto Por Deborah Bresser São Paulo, 10 (AE) - Rosto redondo, sobrancelhas suaves e menos espessas; rosto comprido, fios mais grossos; rosto fino, levemente arredondadas, com um ângulo menor. Estereotipar os formatos de sobrancelhas de acordo com o tipo do rosto é o primeiro equívoco comum sobre o tema.

Agência Estado |

"Cada pessoa é única.... existem as de rosto redondo que podem ter sobrancelha cheia, fina e rala ou toda falhada. O design tem de se adequar ao estilo que fica melhor, independentemente de tendência ou regra", defende o maquiador Théo Carias, do salão Self Make & Hair, da capital paulista.

Mas uma coisa é certa: a sobrancelha deve estar em harmonia coma face, os olhos e o nariz. "A beleza está justamente na natureza delas. Mesmo para quem não gosta de ‘tirar’ a sobrancelha, o ideal é limpá-la, de forma que cada um saiba seus limites", aconselha Ana Paula Melo, professora de Design de Sobrancelhas da Escola da Payot. Mesmo quem deseja uma sobrancelha mais espessa, garantem os bambambãs, deve limpar os excessos, para que ela fique bem marcada.

"O serviço mais eficaz atualmente para tirar as sobrancelhas é a técnica Egípcia, que consiste em retirar os pêlos com uma linha especial. Essa técnica puxa os fios desde a raiz sem quebrá-los, retira células mortas, além de não queimar e nem manchar a pele", diz Carías.

"Se nasceu com uma sobrancelha, siga o padrão que ela tem", sugere a maquiadora Elvira Boer, da Santa Maquiagem, de São Paulo. "A chance de ficar uma porcaria é muito grande quando a pessoa tenta fazer sozinha uma mudança drástica." O grave é que se vai afinando demais, os fios não crescem mais. "Para se aventurar a tirar sozinha, o ideal é desenhar a sobrancelha com lápis de olho e tirar o pêlo que estiver fora do contorno. No ‘olhômetro’ é muito fácil fazer bobagem. Um pêlo que tira errado muda o desenho todo", avalia. Poucas técnicas são eficazes para ‘renascer’ as sobrancelhas. Produtos como o Talika estimulam o crescimento dos fios. O mais comum é disfarçar as falhas, seja com sombra, tintura e, mais recentemente, com lápis de desenho.

Boxe 1:
CONTRA
FABER-CASTELL É USADO PARA RETOCAR SOBRANCELHA
A Faber-Castell tem conhecimento do uso do lápis 6B para preenchimento de sobrancelha, mas não indica nem aprova a utilização do produto com essa finalidade por uma simples questão: ele não foi desenvolvido para esse fim. O uso de produtos não adequados pode provocar reações alérgicas. O lápis grafite é feito de argila e pó de grafite, não de pigmentos cosméticos.

A FAVOR
A maquiadora Thais Cassolari, do Salão L´autre femme, de São Paulo, diz que o 6B dá um efeito mais natural do que lápis de maquiagem. A técnica tem o intuito de delinear as sobrancelhas, sem deixá-las marcadas e, melhor ainda, pode ser aplicada em todos os tons de pele e cabelo. "Não tem contra indicação é um lápis de desenho e, como pega na pele, fica super natural."

Boxe 2:
DICAS
- Para manter os pelinhos em ordem é sempre bom ter dentro da bolsa uma máscara transparente (Boticário/Natura). A marca escolhida é aquela que você experimenta e não deixa com aspecto esbranquiçado. É bom sempre testar nas mãos.

- Para quem não abre mão de tirar as sobrancelhas com pinça, uma ferramenta boa faz toda a diferença. Para limpeza dos pêlos,o ideal é uma com a ponta mais larga, já para o desenho uma pontiaguda fica perfeito.

- Os fios mais longos, que cismam em ficar espetados, devem ser cortados com uma tesourinha.

- Para quem tem os cabelos tingidos, é indicado passar a mesma tinta na sobrancelha para não destoar. Para evitar exageros, deixar que a tinta faça efeito somente 2 minutos, evitando o contraste e proporcionando brilho.

- As sobrancelhas devem ser feitas de 15 em 15 dias, dependendo do crescimento do pêlo. Quem tem os fios mais grossos deve fazer a cada 7 ou 10 dias.

- Tirá-la em casa pode trazer estragos desproporcionais ao rosto e olhar. Resista.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG