interditou três prédios vizinhos ao do templo." / interditou três prédios vizinhos ao do templo." /

Sobe para sete o número de mortos em desabamento da Igreja Renascer

SÃO PAULO - Subiu para sete o número de mortos no desabamento do teto da Igreja Renascer, na zona sul de São Paulo, na tarde deste domingo. Por medida de segurança, a Defesa Civil http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/18/defesa+civil+interdita+predios+vizinhos+3439930.html target=_topinterditou três prédios vizinhos ao do templo.

Redação com agências |

De acordo com o comandante da Polícia Militar Manuel Antônio da Silva Araújo, as sete vítimas são mulheres e ainda não foram identificadas. O último balanço da Secretaria de Segurana Pública do Estado de São Paulo informa que 93 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para diversos hospitais de São Paulo.

Segundo o comandante e porta-voz do Corpo de Bombeiros, Miguel Jodas, outras duas pessoas estão desaparecidas. 

Ainda segundo o comandante Araújo, as paredes do templo correm o risco de desabar. "Amanhã será feita uma vistoria e uma nova avaliação sobre a estrutura do local".


Bombeiros fazem o resgate na Igreja Renascer / Agência Estado

Além das equipes do Corpo de Bombeiros, dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, foram acionados para resgatar as vítimas, que foram sendo levadas para os Hospitais São Camilo, Vergueiro, Jabaquara, Vila Maria e Hospital das Clínicas.

Teto desaba no intervalo do culto

De acordo com Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom), o teto da igreja ruiu completamente por volta das 18h50 deste domingo e atingiu os fiéis que se preparavam para assistir ao culto das 19h. As causas do acidente ainda não foram identificadas.

O presidente da Igreja Renascer, Bispo Gê (Geraldo Tenuta) falou à imprensa e disse estar "consternado" pela tragédia que atinge a todos os fiéis e familiares das vítimas. O bispo pediu que todos busquem manter a calma para que as proporções do acidente sejam as menores.

Segundo a assessoria de comunicação da igreja, a última reforma no templo foi feita há quatro anos e todos os alvarás do templo estavam em dia.

Em visita ao local, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não confirmou a informação sobre se o alvará de funcionamento estava regular ou não. O prefeito afirmou que o órgão responsável pela fiscalização não funciona aos domingos e que a informação será checada nesta segunda-feira.

Impressionado com o que viu, Kassab chegou a declarar: "Não sobrou nada".

O templo da Igreja Renascer fica na Avenida Lins de Vasconcelos, no bairro do Cambuci, zona sul de São Paulo. A Igreja Renascer também foi palco do casamento do meia-atacante do Milan, Kaká, de 26 anos, e Caroline, em dezembro de 2005.


Teto da Igreja desabou nesta tarde em SP / Reprodução

Mudanças no trânsito

A Avenida Lins de Vasconcelos, na zona sul de São Paulo, foi interditada no trecho compreendido entre a Rua Heitor Peixoto até a Rua Dom Duarte Leopoldo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou um desvio e recomenda ao motorista que evite o local.

A assessoria da Renascer divulgou nota pedindo para que a população evite a região. A grande movimentação de carros e pessoas estaria atrapalhando os trabalhos de resgate às vítimas do desabamento do teto do templo.

Segundo testemunhas, fiéis estariam ajudando os policias militares a manter um cordão de isolamento no local, mantendo curiosos e jornalistas longe do acidente.

A Igreja Renascer em Cristo

A Igreja Renascer em Cristo foi fundada pelo casal Estevam e Sônia Hernandes em 1986. Estima-se que haja hoje cerca de 1.500 templos espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de dois milhões de fiéis.

No dia 9 de janeiro de 2008, Estevam e Sônia foram presos ao tentarem entrar nos Estados Unidos, onde têm casa, com US$ 56 mil espalhados dentro de uma mala. Segundo as autoridades americanas, eles deveriam ter declarado o valor na alfândega, pois levavam mais do que os US$ 10 mil permitidos por lei. Em agosto, os fundadores da Igreja Renascer, foram condenados pela Justiça americana a 140 dias de prisão e mais cinco meses de prisão domicilar.

No Brasil, o Ministério Público pediu o bloqueio dos bens da Igreja Renascer e do casal por entender que a comunidade neopentecostal se comportava como uma organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e estelionato.

A Renascer controla hoje uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer, mantenedora de suas obras assistenciais.


As causas do acidente ainda estão sendo investigadas / Reprodução

Veja a localização da sede da Igreja Renascer onde ocorreu o acidente:


View Larger Map

Leia mais sobre igreja Renascer

* Com Agência Estado e reportagem de Marina Morena

    Leia tudo sobre: igreja renascer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG