Sobe para seis número de mortos em temporais no Rio Grande do Sul

Mais uma pessoa morreu em razão dos temporais que atingem a região metropolitana de Porto Alegre e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, subiu para seis o número de vítimas das chuvas que castigam a região. Um novo balanço da Defesa Civil do Estado afirmou que há 30 mil pessoas desalojadas e 1.550 desabrigadas. Em Santa Catarina, também foi confirmada uma morte nesta sexta-feira.

iG São Paulo |

A sexta vítima do temporal no Rio Grande do Sul foi Vitor Hugo Silvestre, de 45 anos, morador do município de Cidreira, no litoral norte do Estado gaúcho, mesma cidade onde nesta quinta-feira o teto de uma escola caiu sobre uma sala de aula, ferindo levemente 30 crianças. Silvestre não resistiu aos ferimentos que sofreu ao ser atingido por um muro derrubado pelo vento. Ele estava internado no Hospital da Ulbra, de Tramandaí, que confirmou o óbito ao amanhecer.

As outras cinco mortes ocorreram nesta quinta-feira à tarde . Duas delas, de uma mulher de Porto Alegre e de um rapaz em Canoas, foram provocadas pela queda de muros. Outras duas vítimas, homens, de Porto Alegre e Capivari do Sul, foram atingidas por árvores derrubadas pelo vento. Em Canoas também morreu um militar que sofreu um acidente com a motossera que usava para cortar galhos de uma árvore que estava no chão.

AE
Árvores caem sobre os fios de alta tensão da zona sul de Porto Alegre

Cerca de 160 mil residências permanecem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. A chuva no Estado deu uma trégua na quinta-feira à noite e durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira. Mesmo assim, permanece a possibilidade de ocorrência de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento e, eventualmente, granizo em áreas isoladas, segundo boletim do 8º Distrito de Meteorologia.

Morte em Santa Catarina

Uma pessoa morreu e pelo menos dez ficaram feridas quando rajadas de ventos de mais de cem quilômetros por hora atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira. A Defesa Civil do Estado confirmou a morte de Albertina Suete Escremin, de 56 anos, atingida na queda de um eucalipto na localidade de Rio do Pouso, em Tubarão. Ela chegou a ser hospitalizada, mas morreu na madrugada desta sexta-feira.

Os ventos fortes atingiram o litoral sul, meio-oeste e a região metropolitana de Florianópolis. Em relatório, a Defesa Civil informou que três pessoas ficaram feridas no porto de Imbituba, no sul do Estado, após serem lançadas ao mar pela queda de um guindaste.

Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), houve contraste entre um sistema de baixa pressão (tempo instável) e um de alta pressão (massa de ar quente), causando intensas rajadas de vento que chegaram a 107 quilômetros por hora em Urussanga e a 90 quilômetros por hora em Florianópolis, na região do aeroporto Hercílio Luz.

O meteorologista Marcelo Martins, do Ciram, disse que houve temporal no Vale do Itajaí. O volume de chuva acumulada ontem chegou a 50 milímetros em Indaial, segundo registro do órgão.

Desaparecidos em Curitiba

O Corpo de Bombeiros de Curitiba procura um casal que estaria desaparecido desde a noite desta quinta-feira, quando um temporal desabou sobre a cidade. As buscas se concentram perto da Rua Eduardo Sprada, no bairro Campo Comprido.

Um carro que, de acordo com os bombeiros, era utilizado pelo casal está soterrado, de rodas para cima. Ele caiu dentro de uma cratera que se abriu na rua, no local onde passa o Córrego Mossunguê. A ponte, com cerca de 20 metros, não resistiu às forças da água, em volume e velocidade 10 vezes acima do normal.

Outro carro caiu no mesmo local, mas o condutor conseguiu sair do veículo. Os bombeiros também atenderam várias ocorrência de queda de árvores e, principalmente, alagamentos. Das cerca de 120 mil residências que tiveram cortes de luz durante a noite em Curitiba, aproximadamente 2 mil continuam sem energia elétrica nesta manhã.

*Com Agência Estado

Leia mais sobre chuvas

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG