Sobe para 72 total de cidades atingidas por chuva no Ceará

O total de cidades cearenses atingidas pelas chuvas aumentou para 72 nesta sexta-feira. Entraram na lista Palmácia, Potiretama e Reriutaba. Nenhuma delas, entretanto, está entre as 23 em situação de emergência. O número de feridos passou de 140 para 145 e o de mortes mantém-se em 12. Os temporais já danificaram 7.003 casas e destruíram outras 807.

Redação com Agência Estado |

A Defesa Civil registra 26.727 pessoas desalojadas - tiveram de ir para a residência de parentes. Estão desabrigadas (dependem de abrigos públicos) outras 17.105. A Polícia Rodoviária Federal informou que não existem estradas interditadas no Estado em decorrência das chuvas.

A chuva que atinge o Nordeste já causa prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão . O balanço, baseado em informações preliminares repassadas pelos Estados, foi apresentado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, durante o 10° Fórum de Governadores do Nordeste, nesta sexta. Pelo menos 35 pessoas morreram por causa das enchentes em toda a região.

AE
Mulher grávida chora em frente de sua casa atingida pelas águas em Salvador

O ministro disse que vai apresentar os números ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adiantou que o governo deve propor uma nova medida provisória para destinar mais recursos para os municípios nordestinos atingidos.

Ele não mencionou valores: É impossível dizer qual o montante se eu não tenho esse levantamento completo por parte dos Estados e municípios atingidos e por uma razão óbvia: eles não tem como fazer esse levantamento em função das águas. Precisamos aguardar que se baixem as águas para que se possa fazer o diagnóstico dos custos, afirmou.

Maranhão em campanha pelas famílias afetadas:

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG