de gripe A H1N1 pela OMS) foram confirmados no País. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no Brasil chega a 399." / gripe suína no Brasil - Brasil - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS) foram confirmados no País. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no Brasil chega a 399." /

Sobe para 399 o total de casos de gripe suína no Brasil

BRASÍLIA ¿ O Ministério da Saúde (MS) informou nesta quarta-feira que 65 novos casos de infecção por gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS) foram confirmados no País. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no Brasil chega a 399.

Redação |

Os novos casos foram registrados no Estados de São Paulo (26), Minas Gerais (10), Rio Grande do Sul (9), Paraná (4), Santa Catarina (4), Rio de Janeiro (3), Sergipe (3), Alagoas (2), Paraíba (2), Bahia (1) e Pernambuco (1).

Do total de casos confirmados, dois pacientes do Rio Grande do Sul estão internados. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da Saúde, acompanha a evolução do quadro clínico dos pacientes. As duas pessoas foram infectadas no exterior.

O número de 399 casos inclui os informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da doença (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

De acordo com o boletim divulgado pelo MS, os sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados são tosse, febre, coriza e mialgia. Ainda segundo o ministério, todos os casos confirmados apresentaram quadro clínico leve a moderado e passam bem.

O Ministério da Saúde informou ainda que acompanha 310 casos suspeitos no País. Além disso, 677 foram descartados, até o momento.

A doença no mundo

De acordo com informações dos governos e da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento, 101 países têm casos confirmados e divulgados da doença.

Do total de países, 35 têm casos autóctones: na Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); nas Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); na Ásia (Japão); na África (Egito) e na Oceania (Austrália).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são considerados os países com transmissão sustentada.

Recomendações

O ministério da Saúde reitera a recomendação para que crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, pacientes com quadro de imunodepressão (em consequência de tratamento de câncer, portadores de HIV e outras complicações), diabéticos, cardiopatas, pneumopatas e renais crônicos adiem, se possível, viagens para países com transmissão sustentada do vírus da "gripe suína".

Segundo o ministério, não há proibição nem restrição de trânsito de pessoas entre o Brasil e esses países. A recomendação é uma medida adicional de prevenção, tendo como base critérios epidemiológicos e o aumento, com a proximidade das férias de inverno, da circulação de turistas brasileiros em países com transmissão sustentada da doença.

Veja também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG