Sobe para 39 total de cidades de MG em emergência

O número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas que atingem Minas Gerais subiu de 32 para 39, conforme balanço divulgado hoje pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Ao todo, 71 municípios mineiros e cerca de 147 mil pessoas já foram afetadas desde o início do período chuvoso, em setembro.

Agência Estado |

Mais de 22 mil pessoas ficaram desalojadas e outras 4 mil estão desabrigadas. Onze pessoas já morreram, sendo sete vítimas fatais somente nesta semana.

Hoje, 11 municípios localizados nas regiões mais afetadas - zona da mata, centro-oeste e área metropolitana de Belo Horizonte - comunicaram à Cedec a ocorrência de inundações e enchentes. As cidades de Guarani, Palma, Itapecerica, Divinópolis, Patrocínio de Muriaé, Cataguases e Jeceaba decretaram situação de emergência. Em Cataguases, na zona da mata, o rio Pomba subiu cerca de oito metros acima da calha, deixando boa parte da cidade - famosa pelos monumentos modernistas - debaixo d'água.

A Cedec informou que todos os 71 municípios afetados estão recebendo material emergencial estocado em Belo Horizonte ou nos depósitos regionais da coordenadoria. O kit de emergência é composto por cestas básicas, água potável, colchões, cobertores, roupas e rolos de lona plástica para contenção de encostas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG