Sobe para 31 o total de cidades em emergência na Bahia

Já chega a 31 o número de cidades baianas que decretaram situação de emergência, incluindo Salvador, por conta das chuvas dos últimos dias, segundo levantamento da Defesa Civil do Estado divulgado nesta sexta-feira.

iG São Paulo |

Divulgação
Ruas ficaram alagadas e pessoas ilhadas em Salvador

Ruas ficaram alagadas e pessoas ilhadas em Salvador

As chuvas provocaram deslizamentos de terra e desabamentos em todo o Estado, deixando 7.454 desalojados - aqueles que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e outros 3.249 desabrigados - aqueles que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.

Cinco pessoas morreram no Estado desde o início das chuvas mais fortes, há oito dias. No mês, foram seis mortes. As duas últimas mortes foram registradas na quarta-feira à noite quando dois irmãos morreram soterrados na Vila Canária.

Em Salvador, a prefeitura promete alugar quartos de hotéis e pousadas para abrigar as famílias desalojadas. O cadastro está sendo feito pela Defesa Civil e estima-se que 200 famílias não tenham onde se abrigar. Muitas estão instaladas em escolas públicas. As aulas na rede municipal estão suspensas.

AE
Moradores tiveram de improvisar para passar por regiões alagadas

Moradores tiveram de improvisar para passar por regiões alagadas

Os transtornos foram agravados com o transbordamento de alguns dos principais rios da região. As cidades ficaram sem condições de tráfego. Em Salvador, o principal entroncamento viário, a Rótula do Abacaxi, por exemplo, ficou travado depois de o Rio Camurujipe transbordar.

O governador, Jaques Wagner, sobrevoou Salvador e Lauro de Freitas na quinta-feira. De acordo com sua assessoria, ele telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para relatar os problemas e pedir providências dos ministérios. Lula teria garantido que o Estado vai ser atendido pelo governo federal.

(*com informações da Agência Estado)

Leia também:

Leia mais sobre chuvas

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG