Sobe para 119 o total de cidades de Minas em emergência

MINAS GERAIS - Subiu nesta terça-feira de 110 para 119 o número de cidades mineiras em situação de emergência em consequência das fortes chuvas que atingem a região, desde setembro do ano passado, segundo boletim da Defesa Civil do Estado.

Redação com Agência Estado |

De acordo com o órgão, 163 municípios foram atingidos pelas chuvas de alguma forma, prejudicando mais de 800 mil pessoas.

Desse total, 87.200 continuam desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e outros 9.084 permanecem desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.

AE
Chuvas em Minas Gerais provocam deslizamentos de terra

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão do tempo para o Estado esta terça é de muitas nuvens e pancadas de chuva.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as Defesas Civis de mais 16 Estados e do Distrito Federal quanto à possível ocorrência de chuvas fortes nesta terça. De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir os Estados de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Bahia, Amapá, Amazonas, Tocantins, Rondônia, Acre, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em alguns momentos, as pancadas de chuva poderão ser acompanhadas por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia também:

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: previsão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG