Só carros 2009 e 2010 ficarão fora de inspeção em São Paulo

A inspeção veicular ambiental será obrigatória, a partir do próximo ano, para mais de seis milhões de carros, motos, ônibus e caminhões que compõem a frota paulistana - e não apenas para os carros fabricados entre 2003 e 2008, como ocorreu neste ano. Apenas os carros de 2009, que já ficaram de fora da inspeção neste ano, e de 2010 estarão livres da inspeção no ano que vem.

Agência Estado |

Futura Press
Carro é vistoriado no programa da prefeitura

Carro é vistoriado no programa da prefeitura

Motos, caminhões e ônibus de qualquer ano já fazem a vistoria. As novas regras vão inserir cerca de 3,5 milhões de carros anteriores a 2002 na análise - o grupo que mais polui, segundo especialistas.

Inspeção ampliada

Para que sejam aprovados, os "velhinhos" terão de emitir níveis máximos de poluentes conforme uma tabela que já está pronta e será votada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão do Ministério do Meio Ambiente, no dia 20.

Já aprovada pela Câmara Técnica de Controle e Qualidade e pela assessoria jurídica do Conama, a tabela de emissões foi feita com base numa minuta elaborada pela Prefeitura de São Paulo, que solicitou ao ministério parâmetros de poluentes para os veículos antigos - incluindo os de anos de fabricação anteriores a 1979. A informação foi confirmada por um integrante do Conama. Dados da prefeitura do Rio, que também já realiza a vistoria, foram levados em consideração.

A determinação de que a totalidade da frota da capital paulista passe pela inspeção em 2010, independentemente do ano de fabricação, consta em portaria do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, publicada no dia 19 no Diário Oficial da Cidade.

Barulho

Há ainda outra mudança na vistoria prevista para 2010: serão analisados, além dos gases, os níveis de ruído emitidos pelos veículos. Os critérios dessa avaliação também dependem de votação do Conama, sem data definida. Enquanto isso, deverão ser adotados valores definidos pelas montadoras.

- Saiba tudo sobre a inspeção veicular em São Paulo no site da Controlar

http://www.controlar.com.br/duvida.php

- Agende a inspeção do seu veículo pela internet

http://www.controlar.com.br:8891/agendamento/index.jsf

Leia mais sobre: inspeção veicular

    Leia tudo sobre: inspeção veicularsão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG