Situação de Arruda é insustentável, dizem políticos

O vídeo em que o governador José Roberto Arruda (DEM) aparece recebendo propina, divulgado em primeira mão pelo iG, caiu como uma bomba no meio político. Como afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a situação de Arruda é insustentável. ¿A situação dele é gravíssima. A impunidade não pode permanecer em situação nenhuma. É inevitável não se falar em impeachment¿, disse ele.

Lucas Ferraz e Fred Raposo, iG Brasília |

A reportagem do iG teve acesso em primeira mão ao vídeo que mostra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, recebendo dinheiro de suposta propina em esquema de corrupção montado dentro do governo. A reportagem do iG ainda não conseguiu falar com a assessoria de imprensa de José Roberto Arruda. As imagens não são conclusivas sobre o destino do dinheiro. Ele tanto poderia ter ficado com o governador, quanto ter sido repassado a parlamentares da chamada "base aliada".

Informado sobre o vídeo, o senador Cristovam Buarque (PDT) afirma que se juntará à bancada petista, que se reúne na segunda-feira, para pedir o afastamento de Arruda. "A aparição da gravação muda tudo. Não me lembro de outro caso em que um governador tenha recebido dinheiro vivo. A situação é tão grave que implica em perda de legitimidade. Vamos pedir o afastamento voluntário de Arruda", afirmou o ex-governador de Brasília. 

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia, também disse que a situação de Arruda é grave, mas evitou pré-julgamento. Nesta sexta-feira, ele havia dito que Arruda tinha total apoio da sigla. O partido não vai conviver com impunidade, será dado o direito de defesa, mas é evidente que a situação é grave.

Inicialmente reticente em apoiar o pedido de impeachment da bancada distrital petista, o deputado federal Cândido Vaccarezza, líder do PT na Câmara, sinalizou que apoiará a CPI. "Esta é uma questão que diz respeito aos deputados estaduais, mas se acharem que a instalação de uma CPI é necessária, têm meu apoio".

Leia também:


Leia mais sobre
Distrito Federal

    Leia tudo sobre: arruda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG