O site de músicas Deezer.com anunciou nesta quarta-feira ter assinado um acordo com a gigante Universal Music para utilizar o catálogo da gravadora na Europa, na região do Magreb e do Oriente Médio por meio da divisão da renda publicitária.

O acordo afetará 35 países e permitirá aos internautas um acesso gratuito e legal a mais de um milhão de canções de artistas como Amy Winehouse, Portishead, Kanye West, entre outros.

"Finalmente nos entendemos com a Universal. Precisamos de um pouco de tempo em uma indústria fonográfica em plena mudança", declarou à AFP Jonathan Benassaya, um dos fundadores do Deezer.com (antigo Blogmusik.net).

"Estamos muito atentos às novas formas de consumo de música", destacou Pascal Nègre, presidente da Universal Music França.

O Deezer.com - que oferece 15 rádios na web e músicas sem download - já fechara um acordo com a Sociedade Francesa de Autores (SACEM) para remunerar os compositores.

O site também concluiu um acordo, em 2007, com a gravadora Sony-BMG, mas apenas para o mercado francês.

Os acordos têm como base a divisão da renda publicitária do site. O percentual para compositores e produtores varia de 15 a 20%, no caso das rádios virtuais, e ultrapassa 50% no caso das músicas isoladas.

O site também está em negociações com outras gigantes, como a EMI e a Warner.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.