Sinopse de imprensa: Inspeção começa nesta segunda-feira com baixa adesão

SÃO PAULO - A inspeção veicular começa nesta segunda-feira para os carros a gasolina, álcool e gás fabricados de 2003 a 2008, as motos e os automóveis a diesel com placa final 1.

Redação |

Somados, eles são cerca de 245 mil veículos e têm até 30 de abril para passar pela vistoria. Até agora, porém, a adesão tem sido pequena. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, em janeiro, primeiro mês do agendamento, menos de 5% deles já havia marcado a data da vistoria.

A baixa adesão dos motoristas é o principal temor da Secretaria de Verde e Meio Ambiente no início deste segundo ano do programa de inspeções, o primeiro para os carros (menos os movidos a diesel) e as motos. Neste ano, 42% da frota (2,6 milhões de veículos) está obrigada a fazer a vistoria.

A preocupação é que se repita o fracasso de participação dos donos de carros e caminhões a diesel, cuja inspeção obrigatória começou em maio do ano passado, mas, até janeiro, não havia atraído nem um terço dos motoristas -a inspeção relativa a 2008 termina em março, mas o prazo já expirou para cerca da metade da frota.

A empresa diz que considera boa a quantidade de agendamentos até agora, já que a estimativa é inspecionar só 20% dos veículos com final de placa 1 no mês de janeiro -os carros com final de placa 2 devem começar o agendamento também nesta segunda-feira..

A Controlar ressalta ainda que a maioria dos agendamentos costuma ser feita na mesma semana da inspeção.

Para agendar a inspeção é preciso pagar uma taxa de R$ 52,73, que será reembolsada apenas por meio de depósito em conta corrente solicitado através do site www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br . Quem não se submeter à vistoria dentro do prazo estipulado, que é de 90 dias antes da data limite do licenciamento junto ao Detran, não tem direito à restituição.

Leia mais sobre: inspeção veicular

    Leia tudo sobre: inspeção veicular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG