perseguição política - Brasil - iG" /

Sinopse de imprensa: Empresa de Dantas no Pará reclama de perseguição política

O presidente da Agropecuária Santa Barbara Xinguara, Carlos Rodenburg, afirmou ao jornal ¿Folha de S. Paulo¿ que a empresa, que pertence ao grupo de Daniel Dantas, sofre perseguição política do governo do Pará e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). As declarações foram enviadas à reportagem através de sua assessoria.

Redação |

Acordo Ortográfico A agropecuária pertence a Dantas, ex-cunhado de Rodenburg. De acordo com a Polícia Federal, o agronegócio foi usado por Dantas para lavagem de dinheiro. O empresário nega.

No último sábado, a reportagem revelou que o Incra abriu um processo administrativo "para fins de desapropriação" da fazenda Cristalino, em Santana do Araguaia (PA). O Instituto afirma que atende reivindicação de "movimentos sociais que alegam que as terras são improdutivas".

Rodenburg, por sua vez, atribuiu todo o processo a uma "perseguição política sem argumentação técnica factível".

O presidente da empresa afirma ainda que até surgir a Operação Satiagraha, em julho, "a presença e atuação da Santa Barbara no Estado recebiam apenas elogios das esferas institucionais".

O governo do Pará, por sua vez, afirma que existe "mais de uma centena" de mandados judiciais de reintegração de posse, um deles de 1994, a serem cumpridos e nega que haja perseguição à agropecuária.

O Incra informa que abriu processo técnico, após reivindicação "de movimentos sociais". O instituto diz que "determinou, por intermédio de um procedimento administrativo, uma vistoria na área. A vistoria já foi feita e o relatório está sendo elaborado".

Leia também:

  • Protógenes violou senhas para Abin fazer grampo, diz PF
  • CPI dos Grampos quer acesso a inquérito da Satiagraha
  • Ricardo Kotscho: Justiça, PF e Abin, uma guerra civil?
  • Leia mais sobre: Daniel Dantas - Operação Satiagraha

      Leia tudo sobre: daniel dantas

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG