Sinopse de imprensa: aumento de gastos com servidores supera inflação

Um levantamento feito pelo Jornal Folha de S. Paulo e publicado na edição deste domingo mostra uma tendência suprapartidária de aumento das despesas com pessoal, incluindo as administrações do PSDB e DEM, partidos que criticam a expansão da folha de pagamento no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Redação |

Segundo o jornal, de 2006 a 2008 os gastos com servidores do executivo cresceram 25,2% nos Estados e 26% nas capitais. No período, a inflação medida pelo IPCA foi de 10,6%.

O quadro de pessoal responde por cerca de 51% dos orçamentos estaduais e 46% dos municipais. O levantamento mostra que pelo menos 15 dos 26 governos elevaram gastos com servidores do Executivo em ritmo superior ao da União.

A administração da petista Luizianne Lins, em Fortaleza, teve o maior crescimento das capitais, com 48,6%. Entre os motivos o governo cita reconhecimento dos diretos dos servidores reprimidos em gestões passadas e aumento do poder de compra dos servidores com ganhos reais acima da inflação, recuperando parte significativa da defasagem salarial de 10 anos ou mais.

Em São Paulo, o governo de Jose Serrá (PSDB), potencial candidato à presidência da República, responde por um aumento de 25% da folha de pagamento. Na gestão de Gilberto Kassab (DEM), os gastos subiram 29,9%.

No governo mineiro de Aécio Neves (PSDB), a alta foi de 33,2%.

De forma geral, as explicações para os aumentos foram valorização de recursos humanos, recomposição de salários defasados e ampliação dos serviços de saúde, educação e segurança.

Despesa sobe em cidades menores

Os Estados e municípios mais dependentes do repasses federais foram os que tiveram maior ganho de receita nos últimos anos. Nos Estados, a liderança com 52,7% de aumento nas despesas com pessoal entre 2006 e 2008 é de Roraima, que também corresponde pela menor folha de pagamento, com R$ 527 milhões em 2008. Em seguida, estão os Estados de Amapá, Alagoas, Goiás, Piauí, Paraíba e Pernambuco.

Leia mais sobre: gastos com servidores

    Leia tudo sobre: gastosservidores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG