Sinopse de imprensa: 86% dos fumantes dizem que respeitarão proibição

Pesquisa Datafolha realizada em São Paulo e divulgada pelo jornal ¿Folha de S. Paulo¿ aponta a disposição dos fumantes da capital em respeitar a lei antifumo (86%), que passa a valer em todo o Estado a partir de 6 de agosto.

Redação |

O levantamento, que ouviu 622 moradores da cidade nos dias 5 e 6 deste mês, mostra que 11% pretendem ignorar as restrições. O restante (3%) afirma não saber como vão agir diante da nova legislação, sancionada pelo governador José Serra (PSDB) na semana passada.

As regras acabam com os fumódromos e os espaços para fumantes em locais de acesso público, como bares e restaurantes. Será permitido acender um cigarro apenas ao ar livre ou em lugares onde o direito à intimidade é preservado, como dentro de casa, no próprio carro ou em quartos de hotéis.

No estrato geral dos entrevistados, incluindo fumantes e não fumantes, 80% são a favor das novas medidas restritivas ao fumo, e 14% se dizem contrários à lei. Outros 5% se declararam indiferentes a ela.

Segundo a Vigilância Sanitária, a fiscalização vai ser feita sobretudo à noite e de madrugada, horário de maior movimento de bares e restaurantes e quando as boates estão abertas.
As multas, diz a Secretaria de Estado da Saúde, vão ser aplicadas mesmo que os fumantes não sejam pegos no flagra.

Não há qualquer multa prevista para o fumante, apenas para os estabelecimentos.
Cinzeiro ou bituca largada no lixo ou no banheiro serão indício suficiente para notificação.

Com base na legislação sanitária, as multas serão de R$ 792,50, na primeira infração, e o dobro (R$ 1.585) na segunda. Na terceira autuação, o prédio será interditado por 48 horas. Na reincidência, o fechamento será por até 30 dias.

Rigor

A maioria dos entrevistados pelo Datafolha (61%), incluindo fumantes e não fumantes, considera que o rigor da lei está na medida. Para 21% há exagero do governo nas restrições. Outros 16% acham que a legislação poderia ser mais dura.

Lei "antifumo" gera polêmica

    Leia tudo sobre: fumo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG