terra de ninguém , diz estudo oficial - Brasil - iG" /

Sinopse de imprensa - 14% da Amazônia é terra de ninguém , diz estudo oficial

Um levantamento recém-concluído pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) revela que o órgão desconhece uma área da Amazônia Legal que, somada, equivale a duas vezes o território da Alemanha ou às áreas dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná juntas. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira.

Redação |

Segundo a publicação, o Incra não sabe se esses 710,2 mil quilômetros quadrados estão nas mãos de posseiros ou de grileiros. Nem o que está sendo produzido, plantado ou devastado nessas terras públicas da União.

O volume desconhecido, que representa 14% da Amazônia Legal e 65% da parte sob responsabilidade exclusiva do Incra na região, está espalhado pelos Estados do Norte e Mato Grosso.

Ainda de acordo com a "Folha", a maior quantidade de terrenos desconhecidos do ponto de vista de situação fundiária está no Pará, com 288,6 mil quilômetros quadrados, que é seguido no ranking por Amazonas (141,8 mil quilômetros quadrados) e Rondônia (89,3 mil quilômetros quadrados).

Leia mais sobre: Amazônia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG