fantasma no Senado - Brasil - iG" /

Sinopse da imprensa: Filho de Hélio Costa é fantasma no Senado

Reportagem publicada nesta quinta-feira no jornal ¿Folha de S.Paulo¿ afirma que o filho do ministro Hélio Costa (Comunicações) Eugenio Alexandre Tollendal Costa é funcionário-fantasma no Senado.

Redação |

Há cinco anos, Eugenio tem um cargo de assistente parlamentar no gabinete do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em Brasília. Mas o próprio senador diz nunca ter falado com ele. "Nunca falei com ele. Não o conheço, não sei onde ele mora", disse o tucano. Eugenio vive em Juiz de Fora (MG). O jornal diz ter ouvido várias pessoas no gabinete de Flexa Ribeiro que nunca viram o filho do ministro no local.

Como assistente parlamentar de Flexa, Eugenio ganha R$ 2.649,46 por mês. Ele foi contratado em 13 de junho de 2003 para assessorar Duciomar Costa (PTB-PA). À época, Duciomar e Hélio Costa - que foi para o ministério em 2005- eram colegas no Senado.

O petebista foi eleito prefeito de Belém em 2004, quando deixou sua cadeira para seu suplente, Flexa Ribeiro, que manteve Eugenio no cargo até hoje.

Segundo o jornal, nos últimos anos, Eugenio estudou e trabalhou em Juiz de Fora, em atividades que não têm nenhuma relação com o Senado ou o Pará, sem se afastar da sua função de assessor parlamentar.

Flexa Ribeiro disse que o manteve no cargo a pedido do prefeito de Belém e que soube que o rapaz era filho de Hélio Costa há apenas um ano e meio.

Em princípio, Flexa disse que o trabalho de Eugenio é prestar-lhe assessoria política. Depois, mudou a versão. Disse que, "na verdade", Eugenio nunca fez nenhum tipo de trabalho para ele, mas sim para o atual prefeito de Belém. "Para mim, não [trabalhou]. Faz, segundo relato do Duciomar, para o Duciomar", disse. "Não tenho informações sobre o que é esse trabalho".

Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito de Belém afirmou que nunca contratou nenhum funcionário com o nome de Eugenio no período em que foi senador e nem pediu para que seu suplente o mantivesse no cargo. "Não o conheço. Nunca trabalhou comigo."

Eugenio contou que trabalhou para Duciomar e que, atualmente, serve ao senador Flexa Ribeiro. Em princípio, disse que era advogado e que prestava assessoria parlamentar. Depois, afirmou que atuava como assessor de comunicação. E, ao contrário de Flexa Ribeiro, que disse nunca ter conversado com o funcionário, afirmou que fala com ele freqüentemente. "Eu falo com ele [Flexa] pelo telefone, pela internet", disse. "Eu cuido da divulgação da página do senador Flexa. As matérias que saem, eu ajudo a dar uma filtrada."

    Leia tudo sobre: nepotismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG