Simon: saída de Aécio fortalece pré-candidatura de Ciro

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou hoje que a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, da pré-candidatura à Presidência da República fortalece a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao cargo. Eu acho que vai fortalecer a posição de Ciro Gomes.

Agência Estado |

Ele deixava claro que, se Aécio fosse candidato, ele renunciava à pré-candidatura para apoiar o Aécio. No momento em que Aécio retira a (pré-)candidatura, fortalece a hipótese do Ciro querer mesmo ser presidente", avaliou o senador do PMDB.

Na avaliação de Pedro Simon, o governador mineiro, que vinha fazendo grande esforço político para conquistar apoios em vários Estados do Nordeste - inclusive de partidos da base aliada a Lula -, decidiu sair da disputa quando o PSDB fez uma pesquisa de intenções de voto colocando o governador de São Paulo, José Serra, como cabeça-de-chapa e Aécio Neves como vice.

A pesquisa foi encomendada em outubro e mostrou que a chapa Serra-Aécio tinha 41% das intenções de voto contra 16% da chapa PT-PMDB, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como pré-candidata presidencial e o deputado Michel Temer (SP) como vice. "A partir dali, ele sentiu que precisava tomar uma decisão", avaliou o senador gaúcho. "Agora, com essa decisão do Aécio, resta ao PSDB reconhecer a candidatura do Serra e iniciar a caminhada", concluiu Simon.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG