Toronto (Canadá), 13 nov (EFE).- A cantora Gal Costa fará um show no próximo domingo em Toronto, no Canadá, em meio ao aumento do interesse pela música brasileira no país.

Gal será precedida no palco do Massey Hall, uma das casas mais prestigiadas de Toronto, pelos guitarristas brasileiros Romero Lubambo e Filó Machado, além do grupo brasileiro-canadense Sambacana.

Alan Hetherington, líder do Sambacana e conhecido na cena musical do Brasil como "Canadense", disse à Agência Efe que nos últimos seis anos o interesse em Toronto, e no Canadá em geral, pela música brasileira teve um grande impulso.

Hetherington, percussionista clássico que admite ter vivido uma "epifania" artística quando viajou há 20 anos ao Brasil, considera que parte desse crescente interesse é pelo fato de que "em Toronto agora há uma população que sustenta este tipo de expressão artística".

"Há cinco ou seis anos, isso não era possível e muito tem a ver com a comunidade brasileira aqui. Agora em Toronto há uma crescente comunidade de músicos estabelecidos, o nível é alto, está sendo sustentado por uma crescente população brasileira, estudantes e imigrantes", explicou.

O aumento do interesse pela música brasileira é fácil de ver nos parques da cidade, especialmente no verão, quando grupos de percussionistas se reúnem para tocar durante horas ritmos do Brasil.

Hetherington contou que o panorama começou a mudar há uma década, quando ele e um grupo de músicos iniciaram em Toronto esses encontros ao ar livre e criaram a Escola de Samba, que se tornaram elementos clássicos da música brasileira em Toronto.

"Tocávamos a mesma coisa durante duas horas na praia. As pessoas vinham e se uniam. Agora há ensaios sérios. Apresentações formais.

Trajes trazidos do Brasil. Deve haver agora meia dúzia de grupos em Toronto e alguns deles, em termos de seriedade e qualidade artística, muito bons", comentou o músico. EFE jcr/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.