SÃO PAULO - O shopping SP Market, na zona sul de São Paulo, recebeu autorização da Prefeitura para voltar a funcionar a partir das 16 horas desta quarta-feira. Segundo o Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), a decisão foi tomada após uma nova vistoria realizada nesta manhã. Na sexta-feira, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/11/21/vitimas+de+desabamento+em+shopping+ja+tiveram+alta+9142946.htmlum muro desabou sobre o teto de várias lojas, deixando 10 feridos.

Os técnicos constataram que a estrutura do telhado não apresenta risco iminente. Os laudos também apontaram que o shopping consertou a tubulação de abastecimento de água dos sprinklers (chuveiros automáticos contra incêndio) e dos sistemas de segurança, alarme e iluminação de emergência.

AE
Bombeiros e engenheiros Contru realizam vistoria nesta quarta-feira
O órgão informou que a área de 2 mil metros quadrados do shopping afetada pelo desabamento continuará interditada parcialmente. O Parque da Xuxa permanecerá fechado até que seja apresentado um laudo definitivo sobre as estruturas.

Desabamento

Parte do teto do shopping desabou no último sábado. Ao todo dez pessoas ficaram feridas, segundo as secretarias da saúde do Estado e do Município. Todas as vítimas sofreram ferimentos leves. 

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e enviaram 9 equipes ao local. A área atingida pelo desabamento foi de 300 metros quadrados.

AE
Teto do shopping que desabou

Em nota, a MPD Engenharia, responsável pelas obras de ampliação do shopping, afirmou que o desabamento foi "decorrência das chuvas e dos ventos".

"É importante ressaltar que o incidente não abalou as estruturas do empreendimento, que teve apenas uma pequena área interditada, e continua funcionando normalmente", afirma a nota.

No dia 24 de outubro, uma obra do shopping SP Market desabou , deixando quatro operários feridos.

Leia mais sobre: shopping

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.