Por Cyntia Barrera Diaz CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A cantora pop colombiana Shakira está usando sua fama para ajudar crianças latino-americanas pobres, mas também está com o coração voltado a um novo papel que quer exercer: mãe de seus próprios filhos.

'Quero dois', disse a beldade à Reuters na quinta-feira, num evento para promover a organização beneficente infantil Fundação ALAS (América Latina em Ação Solidária).

Indagada sobre quando quer ter os filhos, porém, ela riu e desconversou.

Shakira tem 31 anos e há oito anos namora Antonio de la Rúa, filho de um ex-presidente argentino. Multidões de fotógrafos seguem o casal constantemente, atentos para indícios de um possível casamento.

A cantora, que já teria vendido mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, quer conscientizar as pessoas da pobreza extrema em que vivem milhões de crianças latino-americanas.

Recentemente ela visitou o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, para falar sobre a educação em países pobre e em desenvolvimento e também foi ao Capitólio, em Washington, para exortar os parlamentares a aprovar mais verbas de assistência para a educação das crianças pobres no mundo.

'Há 40 milhões de crianças na América Latina que não têm acesso a qualquer tipo de programa de desenvolvimento, que não recebem nenhum estímulo ou educação e que precisam ser alimentadas e cuidadas', disse ela à Reuters.

'Os artistas têm um poder tremendo de comunicação, de alcançar as pessoas, inspirá-las. É uma parte importante e fundamental de minha vida poder usar meu perfil público para divulgar determinadas problemas -- questões que são mais importantes que minha própria carreira, mais urgentes, que necessitam atenção imediata.'

A organização beneficente de Shakira, Fundação Pés Descalços, vem levantando dinheiro desde 1997 para crianças pobres na Colômbia.

Na quinta-feira, Shakira anunciou que Carlos Slim, o homem mais rico do México, e Howard Buffett, filho do guru dos investimentos americano Warren Buffett, prometeram doar quase 200 milhões de dólares à Fundação ALAS.

Shakira e o cantor espanhol Alejandro Sanz, além de outros artistas latinos, vão fazer um concerto gratuito em Buenos Aires, no sábado, para promover a conscientização da pobreza infantil no continente. Um concerto simultâneo encabeçado pelo espanhol Miguel Bosé terá lugar na praça principal da Cidade do México.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.