Sete aeronaves da FAB buscam avião desaparecido na Amazônia

Sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, neste momento, buscas pelo avião que desapareceu na manhã quinta-feira depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas.

Redação |

O avião, um C-98 Caravan da FAB, seguia para o município amazonense de Tabatinga com 11 pessoas a bordo - quatro tripulantes e sete passageiros - e apoiava missão de vacinação do Ministério da Saúde.

A confirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando da Aeronáutica. De acordo com o órgão, as buscas prosseguiram durante toda esta madrugada com a ajuda de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército e uma aeronave R-99 da FAB equipados com sensor para varredura térmica. Porém, não foram econtrados sinais do avião desaparecido.

As aeronaves que estão sendo utilizadas nesta sexta-feira para o trabalho de busca são dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-150 Amazonas e um R-99.

Mapa da região que seria sobrevoada pelo avião da FAB


Sinal de emergência

Ainda segundo a FAB, a aeronave emitiu sinal de emergência 58 minutos depois da decolagem em Cruzeiro do Sul, no Acre. Com base nas informações do sinal de emergência e dos últimos contatos de radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas.

O Comando da Aeronáutica informou ainda que as condições meteorológicas eram boas no horário do desaparecimento do avião e que permanecem boas durante as operações de busca.

Para ajudar no trabalho de buscas, a FAB montou uma base de operações em Cruzeiro do Sul, e 36 militares, entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para a região - mais de cem militares já participam da operação. A FAB afirmou também que as famílias estão recebendo assistência e informações sobre o trabalho.

Modelo C-98 Caravan

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Divulgação
Imagem de arquivo da FAB da aeronave C-98 Caravan
Imagem de arquivo da FAB de uma aeronave C-98 Caravan

(*com informações das agências Brasil e Estado)

Leia também:

Leia mais sobre C98-Caravan

    Leia tudo sobre: aviãofab

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG