mitômano - Brasil - iG" /

Serra rebate Mercadante e diz que senador é mitômano

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reagiu à acusação feita pelo senador Aloizio Mercadante (PT) de que o currículo do governador traria informações falsas. O tucano chamou o petista de mitômano, ou seja, de viciado em mentir, e disse que tem tantos títulos acadêmicos que poderia emprestá-los a Mercadante.

Agência Estado |

Alvo preferido dos petistas desde que teve seu nome posto como o principal candidato tucano à Presidência em 2010, Serra evitou falar sobre as possíveis motivações do senador para atacá-lo. "Não vou fazer psicologia ou sociologia do conhecimento, porque um mitômano é um mitômano. A gente tem de pedir para analistas fazerem isso", disse após evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. "Eu acho que é um caso de psicanálise, não de política."

AE
Mercadante na CCJ nesta tarde
Mercadante afirmou nesta terça-feira no Senado, durante audiência com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que, à exemplo da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), Serra também cometera erros em seu currículo. De acordo com Mercadante, o governador se diz formado em Engenharia e Economia sem ser graduado na área ou ter concluído um mestrado.

Serra confirmou não ter diploma de engenheiro, mas reafirmou ser doutor na área de Economia. Segundo o governador, "é um fato mais do que conhecido" ele não ter terminado a faculdade de Engenharia. "Já disse em discursos da minha frustração em não ter podido me formar engenheiro por conta do golpe (militar, em 1964)", disse o governador, que foi exilado no Chile. "Obtive um mestrado no Chile, outro nos Estados Unidos e um doutorado nos Estados Unidos. Quem teve carreira acadêmica de verdade sabe que ninguém brinca com currículo."

Ainda nas críticas, o governador disse que Mercadante mentiu ao divulgar seu currículo na campanha eleitoral para o governo paulista em 2006. Mercadante foi derrotado por Serra no pleito. "Ele afirmou que era doutor pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e não era. Foi meu aluno na Unicamp", disse Serra. "Ele, de alguma maneira, é um precursor nessa matéria de mexer em currículos."

Leia mais sobre: Serra - Mercadante

    Leia tudo sobre: mercadanteserra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG