enganosa - Brasil - iG" /

Serra: propaganda do PT sobre metrô de SP é enganosa

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), reagiu hoje à propaganda partidária do PT paulista que afirma haver recursos do governo federal investidos em obras que servem de bandeira da administração Serra. É uma propaganda realmente muito, muito, muito enganosa, rebateu o governador.

Agência Estado |

"Você pode procurar que não vai achar esse valor de investimentos em obras em São Paulo ou em nenhum lugar do Brasil", afirmou.

Na inserção de 34 segundos veiculada de 12 a 15 de agosto no Estado de São Paulo, o PT afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contribuiu para a ampliação da Linha 2-Verde do Metrô e "investiu mais de R$ 1 bilhão" na construção do Rodoanel Mário Covas. Serra confirmou que há dinheiro da União no projeto do Rodoanel, mas o valor se limitaria "a uma parte menor". O tucano negou, no entanto, que receba recursos federais para o Metrô e para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Para fazer um empréstimo, precisamos de autorização do governo federal e temos obtido esse aval. Mas isso é diferente de pôr dinheiro."

O governador paulista classificou a propaganda como "um exercício de ciência da fixação" que "não merece ser levado a sério". Serra evitou entrar em atrito direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ponderou que não acredita ter sido iniciativa do governo federal apresentar a inserção dessa forma. "Eu não teria coragem de fazer uma propaganda desse tipo do PSDB", destacou.

Pesquisa

Serra, um dos principais nomes do PSDB para concorrer à Presidência da República em 2010, disse estar "contente" por liderar a pesquisa Datafolha de intenção de votos divulgada neste final de semana. O tucano mantém a dianteira frente aos eventuais adversários e, em um dos cenários, alcança 37% da preferência do eleitorado brasileiro.

"O reconhecimento da população brasileira a respeito de meu trabalho na vida pública é tão positivo que me agrada bastante", limitou-se a comentar o governador. Ele fez questão de esclarecer, porém, que "botar o bloco na rua" não passa por sua cabeça neste momento. "Só vamos decidir sobre candidatura no ano que vem".

O governador inaugurou hoje o canteiro de obras da futura Estação do Metrô Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, na zona sul da capital. Com um capacete na cabeça, Serra pilotou uma retroescavadeira, como símbolo do início das escavações no terreno. A Estação Adolfo Pinheiro, que tem inauguração prevista para 2011, faz parte do prolongamento da Linha 5-Lilás, que vai do Capão Redondo até o Largo Treze - e chegará à Chácara Klabin em 2012, transportando cerca de 640 mil pessoas por dia. Após pilotar a retroescavadeira, Serra posou para uma foto abraçado a operários da obra.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG