Serra pede a Mantega ampliação de dívida para investimento

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra, se reuniu hoje com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na capital paulista, para discutir a ampliação do endividamento do estado. O ministro se mostrou bastante receptivo , afirmou o governador, em evento no Palácio dos Bandeirantes.

Valor Online |

Segundo ele, o estado busca uma ampliação de R$ 1,384 bilhão em seu endividamento. Os recursos, que virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de órgãos internacionais, devem ser direcionados a obras de metrô e estradas e a melhorias no sistema de saneamento.

" O estado está bem (em termos de receita), mesmo com a crise " , disse Serra, enfatizando que o pedido para aumentar a dívida não se deve a problemas nas contas públicas.

Segundo o governador, o pedido não ultrapassa o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o endividamento ao dobro da receita do estado. Mesmo assim, pela lei, é necessário que o governo estadual faça um pedido formal de autorização administrativa do Ministério da Fazenda na necessidade de qualquer ampliação do endividamento.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG