Serra lidera para 2010, mas perdeu 15 pontos em um ano, mostra pesquisa CNT/Sensus

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a disputa pelo Palácio do Planalto nas eleições 2010, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Porém, a sondagem mostra uma queda na intenção de votos a Serra.

Camila Nascimento, iG São Paulo |

Na pesquisa estimulada para o primeiro turno, Serra lidera com 31,8% a disputa com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), 21,7%; o deputado federal Ciro Gomes (PSB) 17,5%; e a senadora Marina Silva (PV), 5,9%. 

No cenário com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, no lugar de Serra, Ciro está em primeiro, com 25%, seguido por Dilma (21,3%), Aécio (14,7%) e Marina (7,3%). Sem o deputado, Serra subiu de 40,1%, em setembro, para 40,5%. Já a ministra Dilma Rousseff aumentou seu índice de 19,9% para 23,5%. Marina Silva caiu de 9,5% para 8,1.

Para o segundo turno, Serra fica à frente em todos os cenários, mas perdeu pontos tanto na disputa com Dilma como com Ciro. Contra a ministra, Serra caiu de 49,9% para 46,8%, enquanto Dilma passou de 25% para 28,2%. 

Com Ciro, o governador paulista perdeu cerca de 7,4 pontos percentuais - de 51,5% para 44,1%. Ciro não só subiu dos 16,7% de setembro para 27,2%, como vence a eleição em todos os cenários nos quais Serra está fora - contra Dilma ou Marina Silva.

Ligação com FHC

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, Serra caiu em média 15 pontos percentuais desde dezembro do ano passado, quando a pesquisa chegou a registrar índices que oscilavam de 44% a 53% de apoio ao tucano.

Para Andrade, a associação de Serra ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o principal motivo para a queda acentuada do tucano nas pesquisas. Isso tem muito a ver com a ligação dele com FHC, que não é um bom cabo eleitoral, avaliou Andrade. 

A pesquisa mostra que 49,3% não votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente, enquanto apenas 16% não votariam no apoiado por Lula, afirmou. A pesquisa comparou os dois governos. Para 76% dos entrevistados, Lula é melhor do que FHC. Apenas 10% acham FHC melhor que Lula.

Segundo Andrade, a recusa de Serra em lançar-se oficialmente à sucessão de 2010 também explicaria a queda nas pesquisas de intenções de voto.

Governo Lula

A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a pesquisa, melhorou em novembro. O desempenho positivo do governo aumentou para 70% em novembro, ante 65,4% em setembro.

A avaliação negativa passou de 7,2% para 6,2%, enquanto para 22,7% dos entrevistados o governo é regular, ante 26,6% da sondagem anterior.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro com 2.000 entrevistados em 136 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

(*com informações das agências Estado e Reuters)

Leia também:

    Leia tudo sobre: cnteleiçõespesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG