BRASÍLIA - Pela primeira vez, o Ibope investigou cenários para as eleições de 2010. No primeiro cenário, Serra lidera o ranking com 38% da preferência do eleitorado, contra 18% de Dilma, 12% de Ciro Gomes (PSB), e 7% de Heloísa Helena (PSOL), sendo o restante de brancos, nulos e indecisos.

Quando o cenário tem Aécio Neves como candidato do PSDB, Ciro Gomes lidera a disputa com 22%, empatando tecnicamente com a ministra, com 21%. Aécio Neves vem em terceiro lugar com 12% e Heloísa Helena com 11%. 

Conhecimento dos candidatos

O governador José Serra é, segundo a pesquisa Ibope, o pré-candidato à presidência da República mais conhecido pela população: 76% o conhecem bem ou o conhecem mais ou menos.

O segundo mais conhecido é o deputado Ciro Gomes, com 52% dos entrevistados dizendo o conhecer bem ou mais ou menos. A ministra Dilma Rousseff, em contrapartida, é conhecida da mesma forma por apenas 36% dos eleitores.

Rejeição

Apesar de estar subindo nas pesquisas, a ministra Dilma Rousseff ainda enfrenta muita resistência do eleitor em relação a José Serra. Segundo o Ibope, 34% dos entrevistados não votariam na ministra, contra 25% que não confiariam seu voto ao governador.

Ainda assim, quem lidera o ranking de rejeição é Heloísa Helena, com 40% dos entrevistados dizendo que nunca votariam nela para presidente da República. Ciro Gomes é rejeitado por 32% e Aécio Neves, por 35%.


Leia mais sobre: José Serra

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.