O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse hoje que determinou à Secretaria do Meio Ambiente que intervenha em licenciamentos ambientais concedidos por prefeituras paulistas para a execução de obras em áreas de risco na várzea do Rio Tietê.

"Estamos preocupados. Será uma ação enérgica. Nos casos mais críticos, podemos intervir", afirmou hoje, após evento da Secretaria de Saúde na capital paulista.

A preocupação surgiu, segundo Serra, por conta de obras autorizadas pelas prefeituras que estariam impermeabilizando as várzeas do Rio Tietê na Grande São Paulo. "As prefeituras têm licenciado obras que impermeabilizam essas regiões", afirmou.

Apesar da intenção de barrar obras em cidades paulistas, o governador realiza obras de ampliação da Marginal Tietê desde o ano passado. Depois que teve início a pavimentação de novas pistas, o Rio Tietê voltou a transbordar, o que não ocorria desde maio de 2005. Na ocasião, especialistas atribuíram a enchente na marginal, entre outros fatores, ao aumento da impermeabilização causada pela obras do governo Serra.

Leia mais sobre: chuva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.