Serra defende ação mais forte do governo na segurança

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, defendeu hoje que o governo federal entre com todas as suas forças na área de segurança e que coordene o trabalho nacional no setor. O contrabando de armas e de drogas é combatido especialmente pelo governo federal e tem de ser muito mais combatido do que foi até hoje.

Agência Estado |

Nossa Polícia Federal é boa, agora, numericamente, é pequena. Temos de ter uma ação muito maior", disse Serra, ao deixar a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Para Serra, a Polícia Federal tem de reforçar muito o papel que na área de segurança, "porque provoca uma mudança até de qualidade, pela quantidade de ações e pela intensidade que deve ser desenvolvida nestas ações". Questionado se o Brasil estaria perdendo a guerra para o crime organizado, Serra disse: "Não estamos perdendo a guerra, mas a situação é grave e tem de trabalhar cada vez mais para que a guerra não avance".

Ele também destacou o discurso de posse de Peluso, que defendeu a organização pelas Nações Unidas de uma universidade de segurança pública, onde seriam desenvolvidos estudos, comparações, estudos de técnicas, informações, cooperações entre os países. "O problema da segurança é mundial. Qual é a base do crime organizado no Brasil? O contrabando de armas e de drogas e, nesse sentido, o problema da droga e armamentos ilegais que circulam no mundo é uma ideia excelente a da universidade", disse Serra.

Sobre a tarefa do Judiciário, agora nas mãos do ministro Peluso, Serra disse acreditar que ele terá uma tarefa maior daqui para frente. "Inclusive em uma área que ele mencionou, que foi a de presídios, que é uma situação desumana, que acaba comprometendo as próprias condições de segurança, e no aprimoramento das instituições, o fortalecimento da capacidade de repressão e de recuperação das pessoas", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG